Linnpy

G
G1
3h

Mapinguari de chocolate de 200 kg é fragmentado e distribuído no último dia de Expoacre 2025

Mapinguari de chocolate de 200 kg é fragmentado e distribuído no último dia de Expoacre 2025
População faz fila para garantir um pedaço do Mapinguari de chocolate da Expoacre 2025
Com impressionantes 200 quilos e 1,70 metro de altura, um mapinguari de chocolate maciço foi uma das atrações mais curiosas da Expoacre 2025, em Rio Branco, durante os dias de feira. Exposto no Espaço da Rota do Cacau durante toda a última semana, o “animal” foi fragmentado neste domingo (3), no encerramento do evento.
A figura mitológica de chocolate atraiu centenas de visitantes que puderam acompanhar de perto o desfecho da ação inusitada e, claro, 'abocanhar' um pedaço da escultura doce. (Veja vídeo acima)
? Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
A escultura, segundo a organização, foi produzida inteiramente em chocolate acreano, como forma de valorizar a cadeia produtiva do cacau e celebrar a cultura amazônica. A obra é do chef escultor Leo Vilela, que veio de São Paulo para fazer o trabalho.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com o Sebrae no Acre e produtores locais.
"Eu não conhecia o mapinguari, então foi interessante pesquisar sobre o personagem, conhecer mais sobre essa figura porque toda história mítica tem um ponto de aprendizado, é um ser que protege a Amazônia", frisou o chef.
LEIA TAMBÉM:
HQ Mapinguari, que conta histórias de comunidades do AC, entra para lista do Programa Nacional do Livro e do Material Didático
Após mapinguari gigante, artesão faz Iara e Curupira no jardim de casa
Artesão decora jardim com lendas amazônicas: ‘Eram os super-heróis da minha infância’
Irmãos faturam R$ 8 mil por noite com morango do amor na Expoacre 2025: 'Faz creck e conquista todo mundo'
Mapinguari de chocolate foi uma das principais atrações da Expoacre 2025; escultura doce foi distribuída para os visitantes no último domingo (3)
Dayane Leite/Rede Amazônica
A escolha do mapinguari como símbolo da ação não foi por acaso. A criatura faz parte do folclore amazônico e é descrita por comunidades da floresta como um ser gigante, peludo, de um só olho e boca no estômago, capaz de emitir um odor tão forte que paralisa quem estiver por perto.
A combinação de folclore e produção agrícola ajudou a transformar o espaço em um dos pontos mais movimentados da feira.
Mapinguari de chocolate chamou a atenção dos visitantes da Expoacre 2025
Dayane Leite/Rede Amazônica
Degustação e valorização do cacau
Ao final, o 'bicho' foi cuidadosamente fragmentado e distribuído entre os visitantes, como forma de celebrar a produção local e promover a degustação do chocolate acreano artesanal, cada vez mais valorizado no cenário nacional.
A iniciativa, segundo a organização, integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da Rota do Cacau, que busca não apenas ampliar a produção e a comercialização do produto no estado, mas também fomentar o turismo, a cultura e a gastronomia a partir desse ingrediente típico da região amazônica.
"A Rota do Cacau do Acre é uma das nossas maiores riquezas, e a Expoacre é o palco ideal para mostrar isso para as pessoas [...] é arte, cultura e sabor juntos, valorizando o que é nosso", destacou o secretário da pasta, José Luis Tchê.
População pôde levar um pedaço do Mapinguari de chocolate para casa; escultura estava na Expoacre 2025
Dayane Leite/Rede Amazônica
Reveja os telejornais do Acre

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar