Linnpy

G
G1
3h

Tarde mais seca do ano: Piracicaba alcança recorde de menor índice de umidade do ar em agosto, diz USP

Tarde mais seca do ano: Piracicaba alcança recorde de menor índice de umidade do ar em agosto, diz USP
Veja previsão por cidade
Piracicaba (SP) registrou o menor índice de umidade relativa do ar (URA) às 16h19 do último dia 2 de agosto, quando a cidade atingiu 19% na tarde mais seca de 2025 na estação meteorológica do Campus da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o campus da Universidade de São Paulo (USP) no município.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que nível ideal de umidade relativa do ar para o bem-estar humano é de cerca de 60%.
No primeiro dia de agosto de 2025, a Umidade Relativa do Ar Mínima era de 27%, caindo para 19% no sábado (2) e depois subiu para 20% neste domingo (3).
?️Recorde: ainda segundo medição do Posto Meteorológico "Jesus Marden do Santos" da Esalq-USP, Piracicaba registrou alcançou o recorde de menor média no índice de umidade do ar em agosto desde 2016.
A marca inseriu Piracicaba nos avisos de situação de alerta para ar muito seco pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior foi em janeiro, com 3% de umidade no ar.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A média história para índice de umidade relativa do ar em Piracicaba é de 39%. Veja, abaixo:
Umidade Relativa do Ar - Mínima
Nesta segunda-feira (4), a umidade mínima do ar em Piracicaba está em 10%, com temperaturas entre 12ºC e 29ºC. Nesta terça-feira, deve subir para 20% e 30%.
A baixa umidade do ar também colabora para aumentar o risco de queimadas, incêndios florestais e à saúde, doenças pulmonares e dores de cabeça.
?Veja orientações
Beba bastante líquido
Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Evite bebidas diuréticas (café e álcool)
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Geada registrada em Mombuca na manhã do dia 30 de julho de 2025
Eraldo Destro/Reprodução EPTV
Previsão
Segunda-feira (4): - mínima de 12°C e máxima de 29°C - com nuvens
Terça-feira (5) - mínima de 14°C e máxima de 27°C - chance de chuvas
Quarta-feira (6) - mínima de 14°C e máxima de 27°C - nublado
Quinta-feira (7) - mínima de 15°C e máxima de 30°C
Região
Em Cosmópolis, um incêndio atinge uma área de mata desde o último dia 30 de julho no Bairro São Pedro. A área permanece isolada e sob constante vigilância, segundo a prefeitura.
Segundo os Bombeiros, o fogo já foi controlado e não deixou vítimas. Denunciantes enviaram imagens a EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, em que é possível ver alguns pontos com fumaça na região afetada.
A Defesa Civil de Cosmópolis informou, em nota na rede social da administração municipal, que o fogo se alastra por baixo dos resíduos, o que dificulta o controle total dos focos e oferece riscos aos moradores e aos profissionais que trabalham no local.
Zero grau em julho
Limeira (SP) bateu 0ºC na madrugada no dia 30 de julho de 2025, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) coletados na estação que fica na zona rural da cidade. Outros municípios da área de cobertura do g1 Piracicaba e região tiveram temperaturas mínimas abaixo dos 5ºC.
No mesmo dia, o morador de Mombuca (SP), Eraldo Destro registrou a geada na área rural da cidade. No termômetro que ele colocou sobre o gramado, a temperatura era de menos de 2,5ºC.
Em Piracicaba, às mínimas ficaram na casa dos 4,7ºC segundos dados divulgados pela Estação Meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Mas, pelas medições do Ciiagro em outro ponto da cidade, os termômetros despencaram para 1,8ºC no dia 30 de julho. Cordeirópolis (SP) marcou 0,9ºC e Saltinho (SP) atingiu 1,4ºC.
Gramadão do setor de Máquinas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' em Piracicaba com geada em 2025
Áureo Santana/ Departamento de Biosistemas da Esalq/USP
Alerta
A Defesa Civil de São Paulo chegou a emitir alerta para queda acentuada nas temperaturas mínimas e máximas em diversas regiões do estado, incluindo a região de Piracicaba (SP), por conta da chegada de uma massa de ar polar, no dia 29 de julho.
Para a cidade de Piracicaba (SP), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou mínima de 5°C nos últimos dias de julho.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar