Linnpy

G
G1
2h

Casos de doenças respiratórias entre crianças aumentam quase 500% em Rio Preto

Seu novo lar espera por você na zona sul
Seu novo lar espera por você na zona sul
Essa charmosa casa de condomínio está disponível para locação na Zona Sul
Ambar Patrocinado
Casos de doenças respiratórias entre crianças aumentam quase 500% em Rio Preto
Secretaria de Saúde alerta para superlotação nas UPAs e hospitais. Internações por bronquiolite preocupam autoridades. UPAs de Rio Preto registram aumento de quase 500% no atendimento
Com a chegada do tempo seco e das temperaturas mais amenas, os casos de doenças respiratórias vêm aumentando significativamente, especialmente entre crianças e idosos. Em São José do Rio Preto (SP), a procura por atendimento pediátrico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) cresceu de forma expressiva nos últimos meses.
? Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Saúde do município, entre janeiro e abril deste ano, o número de atendimentos pediátricos nas UPAs saltou de 333 para 1.927, um aumento de quase 500%. A principal causa tem sido a maior circulação de vírus respiratórios nesta época do ano, o que afeta diretamente as crianças, com destaque para os casos de bronquiolite.
UPA Jaguaré em São José do Rio Preto (SP)
TV TEM / Gridania Brait
A situação tem sobrecarregado tanto o sistema público quanto o setor privado de saúde. A maior unidade particular da cidade também registrou aumento superior a 500% no atendimento de crianças com sintomas gripais no mesmo período. Em muitos casos, os quadros evoluem para situações mais graves, exigindo internação.
No Hospital da Criança e Maternidade, referência para toda a região noroeste paulista, a ocupação dos leitos chegou a 100%, tanto na enfermaria quanto na UTI pediátrica. De acordo com a diretoria do hospital, a maioria das internações é composta por crianças com sintomas gripais.
Diante do cenário, a orientação do município é para que os pais só levem as crianças às UPAs em casos realmente graves, como dificuldade para respirar, febre alta ou mal-estar intenso. Para quadros mais leves, a recomendação é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou utilizar o serviço de telemedicina gratuito da cidade, pelo número 0800 77 22 123.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar