Linnpy

G
G1
4h

Última a cruzar a linha de chegada em prova com 24 mil atletas é recebida com sirenes e aplausos: ‘cheguei chorando’; VÍDEO

Última a cruzar a linha de chegada em prova com 24 mil atletas é recebida com sirenes e aplausos: ‘cheguei chorando’; VÍDEO
Noemi Pereira Costa, de 60 anos, foi escoltada por viaturas e emocionou o público ao concluir os 10 KM Tribuna FM - Terra Santos. Ela não treinou para a corrida e diz que contou com o apoio de profissionais para não desistir. Última a cruzar a linha de chegada em prova de 10 km é recebida com sirenes e aplausos
A assistente administrativo Noemi Pereira Costa, de 60 anos, foi a última atleta a cruzar a linha de chegada da 39ª edição dos 10 KM Tribuna FM - Terra Santos, tradicional prova de rua realizada em Santos, no litoral de São Paulo, e considerada a maior do País na distância. Apesar de chegar por último, ela foi recebida com sirenes ligadas, aplausos e gritos de incentivo (assista acima). Mais de 24 mil pessoas participaram da prova.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Me emocionei tanto que cheguei chorando. Foi uma vitória pessoal. Pensei que nem teria coragem de largar, muito menos de terminar. Tive vergonha por estar por último, mas enfrentei e consegui”, contou ao g1.
Noemi se inscreveu por meio da Associação Comercial de Santos, onde trabalha, mas não conseguiu treinar. “Tenho uma rotina puxada entre trabalho e casa, não consegui ir à academia. Além disso, sou fumante. Foi um desafio em dobro”.
Noemi Pereira, de 60 anos, foi a última a cruzar a linha de chegada da 39ª edição dos 10 KM Tribuna FM - Terra Santos
Reprodução e Arquivo Pessoal
Apoio no caminho
Ela largou ao lado de amigos, mas logo ficou para trás. Com o corpo já demonstrando sinais de cansaço, Noemi colocou um louvor no fone de ouvido para buscar forças. “Falei para Deus: ‘Senhor, eu não vou conseguir, mas Tu és a minha força’. E continuei.”
A partir da metade do percurso, começou a receber apoio de profissionais que trabalhavam no evento. Um socorrista se juntou a ela, preocupado com a vermelhidão de sua pele, enquanto agentes de trânsito abriram caminho. “Estava ficando para trás, então todos me acompanharam de moto. Parecia uma ‘gangue’ atrás de mim”, disse.
O momento mais difícil veio no oitavo quilômetro, quando pensou em desistir por causa de falta de ar, dores nas pernas e cãibras.
“Eles não deixaram. Diziam: ‘Agora que chegou no oito, vai parar? Só faltam dois!’. Jogavam água nas minhas costas para me refrescar. Cheguei graças a eles.”
Sirenes e emoção na chegada
Faltando 500 metros, um policial militar sugeriu ligar as sirenes das viaturas da PM, do trânsito e das ambulâncias para incentivá-la ainda mais. “Fiquei envergonhada. O público já estava me aplaudindo. Mas eles disseram: ‘A senhora é guerreira. Chegou até o fim. Quem mais teria coragem?’”.
Noemi concluiu a prova em 2 horas e 40 minutos. Ao final, precisou de atendimento médico: “Minhas pernas adormeceram, quase não consegui pegar minha medalha.”
Noemi Pereira, de 60 anos, recebeu apoio de profissionais para cruzar a linha de chegada da 39ª edição dos 10 KM Tribuna FM - Terra Santos
Arquivo pessoal
Prova reuniu milhares em Santos
A largada dos 10 KM Tribuna FM - Terra Santos aconteceu às 7h15 do último domingo (18), com os atletas da categoria PCD (pessoas com deficiência). Em seguida, partiram os atletas da elite feminina e masculina, e logo depois, os amadores em ondas, a cada 10 minutos.
A corrida é considerada a mais rápida do Brasil na distância de 10 km e reuniu corredores profissionais e iniciantes, além de pelotões de empresas, clubes, academias e associações.
Para garantir a segurança e apoio aos participantes, o evento contou com suporte da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Esportes (Semes), CET-Santos e equipes médicas.
Maior prova de 10 km do país retoma trajeto tradicional e reúne quase 25 mil pessoas em Santos, SP
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar