Linnpy

G
G1
2h

Sirenes de alerta para evacuação de casas durante enchentes são instaladas em Capivari

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado
Sirenes de alerta para evacuação de casas durante enchentes são instaladas em Capivari
Instalação aconteceu em um dos bairros mais afetados pelas cheias do Rio Capivari. Simulação do sistema aconteceu neste sábado (17). A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou uma simulação de um sistema de sirenes que alerta para evacuação de casas durante enchentes, em Capivari (SP). A cidade enfrenta um problema de décadas com transbordamentos do Rio Capivari.
O Sistema de Sirenes de Alerta de Risco (SISAR) foi testado na manhã deste sábado (17). Ele foi instalado no bairro Moreto, uma das regiões que mais sofre impactos com enchentes na cidade.
? Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
SISAR que foi instalado em Capivari (SP). O equipamento vai ser acionado em caso de emergências climáticas.
Edijan Del Santo/EPTV
Segundo a Defesa Civil, o alerta será feito quando for necessário que a população deixe as residências em momentos de emergências climáticas. Ele pode ser acionado pelo Centro de Operações de Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Pública de Capivari ou pela Defesa Civil no caso de chuvas fortes.
O equipamento está instalado na Escola Integral de Capivari Professor Aldo Silveira e a implantação do SISAR também vai ser feita em São Sebastião (SP), Francisco Morato (SP) e São Luís do Paraitinga (SP).
"Minha mãe mora na área de risco. Já perdeu bastante coisa. Toda vez que dá enchente ela vem ficar na minha casa [...] [A sirene] vai ajudar bastante. Pelo menos um alerta pro pessoal. A hora que o alarme soltar, eles têm que correr", disse a moradora Maria Madalena de Assis.
População do bairro Moreto participou de simulação do acionamento da sirene neste sábado (17).
Edijan Del Santo/EPTV
Os agentes da Defesa Civil do município vão passar por treinamento para operar o sistema, informou o departamento estadual.
A diretora estadual da Defesa Civil afirmou que o "equipamento vai ser combinado com análise e acompanhamento da telemetria dos rios pela Defesa Civil Municipal e Estadual".
De acordo com ela, quando o rio começar a chegar em níveis críticos, a sirene será acionada pra que a população possa se deslocar para um local seguro.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias do g1 Piracicaba e região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar