Linnpy

G
G1
2h

Alertas de chuvas intensas de até 100 milímetros por dia são emitidos para Roraima

Alertas de chuvas intensas de até 100 milímetros por dia são emitidos para Roraima
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo e um laranja para as cidades roraimenses. Avisos tiveram início neste sábado e valem até às 10h de domingo (18). Inmet emite alertas de chuvas intensas para todos os municípios de Roraima.
Yara Ramalho/g1 RR
Neste sábado (17), Roraima está com dois alertas de chuvas intensas, mas com intensivas diferentes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para 15 municípios do estado e um laranja que abrange 14 cidades.
Os dois alertas tiveram início na manhã deste sábado e valem até o domingo (18).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
O alerta laranja, que indica perigo, prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Com esse volume de chuvas, há um risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos, segundo o Inmet. A única cidade que não está sob esse alerta é o Uiramutã, ao Norte do estado.
LEIA TAMBÉM:
Homem cai e desaparece em galeria pluvial durante fortes chuvas em João Pessoa
Forte chuva alaga ruas e água invade até corredor de maternidade em Boa Vista
Já o alerta amarelo indica um volume de chuvas que pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos de 40 e 60 km/h. Nessa categoria, o risco de corte de energia e alagamento é baixo.
⚠️ Em ambos os casos, o Instituto de Meteorologia recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, a orientação é para que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, se possível, o recomendado é que as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia das residências. Caso haja algum problema, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar