Linnpy

G
G1
3h

Dona do ritmo, Rosa Passos faz jus ao troféu ‘Tradições’ que ganhará da União Brasileira de Compositores em junho

Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Conheça nossa parceria com publisher. Você cadastra seu site em nossa plataforma, exibe nossos anúncios em seu sit...
Linnpy Oficial Patrocinado
Dona do ritmo, Rosa Passos faz jus ao troféu ‘Tradições’ que ganhará da União Brasileira de Compositores em junho
Rosa Passos será homenageada na quinta edição do troféu ‘Tradições’, programada pela UBC para 9 de junho
Divulgação
♫ ANÁLISE
♪ Houve um certo machismo nas muitas vezes em que Rosa Passos foi caracterizada na imprensa musical como “João Gilberto de saias”. Descontada a mania nacional de quase sempre apontar um homem como referência de algo, o epíteto guarda algum fundo de verdade.
Como João, Rosa Maria Farias Passos – cantora, compositora e violonista baiana nascida em 13 de abril de 1952 em Salvador (BA) – doma o ritmo no canto e no violão tocado com bossa toda própria.
Além de ser cantora hábil ao dar voz e balanço a músicas de compositores como Djavan, Rosa Passos também merece ser louvada pelo cancioneiro autoral que vem construindo desde 1979, ano em que lançou o primeiro álbum, Recriação, ao qual se seguiram álbuns também autorais como Festa (1993), Pano pra manga (1996) e Morada do samba (1999).
É por isso que a União Brasileira dos Compositores (UBC) faz justiça ao laurear Rosa Passos na quinta edição do Troféu Tradições em cerimônia programada para 9 de junho na recém-aberta Casa UBC, na sede da instituição, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Na premiação, além de receber o troféu das mãos da cantora Paula Lima, diretora-presidente da UBC, Rosa vai cantar algumas músicas de obra autoral calcada na parceria da compositora com Fernando de Oliveira, letrista de canções como o bolero Juras (1993), o samba Dunas (1993) e Verão (1996).
Por também ser intérprete de canto sagaz como o toque do violão, Rosa Passos tem na discografia songbooks de compositores como Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), Ary Barroso (1903 – 1964), Djavan e Dorival Caymmi (1914 – 2008). O último álbum da artista, Rosa Passos e Lula Galvão (2023), foi lançado há dois anos.
Voz que ecoa a modernidade das tradições da música brasileira, Rosa Passos faz jus à honraria que lhe será feita em junho pela UBC.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar