Linnpy

G
G1
3h

Secretário de Educação anuncia fim de pontos facultativos em feriados em Cuiabá: 'atrapalham as famílias'

Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Conheça nossa parceria com publisher. Você cadastra seu site em nossa plataforma, exibe nossos anúncios em seu sit...
Linnpy Oficial Patrocinado
Secretário de Educação anuncia fim de pontos facultativos em feriados em Cuiabá: 'atrapalham as famílias'
Medida, segundo o secretário, busca garantir que os alunos não fiquem sem aula enquanto os pais estão trabalhando. Da esquerda para direita: Amauri Monge e Abilio Brunini
Divulgação Prefeitura de Cuiabá
O secretário de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, afirmou, nesta terça-feira (6) durante uma coletiva de imprensa, que os feriados do Dia do Servidor Público e do Dia da Consciência Negra não deverão ter emenda neste ano. Segundo ele, essas datas “atrapalham o dia a dia das famílias” e são considerados "menos importantes".
“Os feriados mais importantes, que são nacionais, nós vamos manter em emenda. Mantivemos agora no dia 2 de maio e vamos manter para junho no Corpus Christi. Para o segundo semestre estavam previstas duas emendas que nós cancelamos, que é do dia da Consciência negra e o Dia do Servidor Público, por serem feriados que atrapalham o dia a dia das famílias”, disse o secretário.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A medida, segundo o secretário, busca garantir que os alunos não fiquem sem aula enquanto os pais estão trabalhando. Ele explicou que ainda será feito um estudo sobre os feriados principais, mas reforçou que o objetivo é manter os 200 dias letivos obrigatórios, conforme previsto na legislação.
Os próximos feriados
Em 2025, o Dia do Servidor Público (28 de outubro) cairá em uma terça-feira, o que abriria a possibilidade de ponto facultativo na segunda (27). Já o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) será em uma quinta-feira, com possível emenda na sexta (21). Normalmente, a prefeitura opta por decretar ponto facultativo quando as datas coincidem com o fim de semana.
A discussão sobre feriados e emendas começou em abril deste ano, após o prefeito Abilio Brunini (PL) criticar o cancelamento das aulas no dia 17, uma quinta-feira, emendando com o feriado da Sexta-feira da Paixão, no dia 18. Na ocasião, ele voltou atrás e pediu desculpas pelo tom adotado, prometendo revisar a decisão.
Questionado sobre a autonomia das escolas na definição do calendário, o secretário explicou que o planejamento é feito em conjunto com a rede municipal e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Além disso, Monge negou qualquer conflito com os profissionais da educação e informou que “não há nenhum problema com os professores e que eles são super dedicados e que vão nos ajudar a melhorar cada vez mais a aprendizagem das crianças”.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar