Linnpy

G
G1
4h

Sesapi investiga 3 possíveis mortes por dengue em Barras

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
Sesapi investiga 3 possíveis mortes por dengue em Barras
Conforme a Secretaria de Saúde de Barras, as três vítimas apresentaram sintomas típicos da dengue segundo análises clínicas feitas nas unidades de saúde onde deram entrada. Mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti
Freepik
Três pessoas morreram com suspeita de dengue neste mês de abril, no município de Barras, 127 km ao Norte de Teresina. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que enviou uma equipe à cidade para definir estratégias e confirmar se os óbitos foram, de fato, causados pela doença.
Conforme a Secretaria de Saúde de Barras, as três vítimas apresentaram sintomas típicos de dengue, segundo análises clínicas realizadas nas unidades de saúde onde deram entrada.
No entanto, apenas exames laboratoriais poderão confirmar a causa das mortes. Confira os nomes das vítimas e as datas dos óbitos:
Teresa Gomes - morreu no dia 14 de abril;
Zilmar Cardoso - morreu no dia 19 de abril;
Francisco Coelho - morreu no dia 28 de abril.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ainda segundo a secretaria municipal, 128 casos de dengue foram notificados em Barras. Em um vídeo enviado à TV Clube, a professora Arislândia Samara, filha de Teresa Gomes, uma das vítimas, contou que a mãe apresentou sintomas compatíveis com a dengue, incluindo a redução de plaquetas.
Segundo ela, a mulher chegou a ir para o hospital um dia antes de morrer, mas foi liberada após uma médica apontar que ela estava com uma virose. "Na segunda ela retornou para o hospital, se internou, fez um hemograma de manhã e o resulto só saiu na parte da noite", contou.
"Ela foi transferida às 22h para Teresina. Se os exames constataram que as plaquetas dela estavam baixas e ela estava com sintomas de dengue, por que aplicaram um remédio contraindicado em casos de suspeita de dengue? Ela não aguentou uma hora e meia de percurso", completou.
Segundo Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância e atenção à saúde da Sesapi, uma equipe foi enviada para definir estratégias, investigar os notificados e as três mortes registradas.
"Estamos em alerta. No caso de Barras, eles ainda não tinham notificados os 128 casos de dengue, mas estamos com uma equipe fazendo essas orientações essa semana nos municípios", disse a diretora.
"A equipe da secretaria de Barras está notificando oficialmente esses casos. Sobre as mortes suspeitas, nós já estamos conduzindo as investigações, pois depois das notificações, existe todo um processo feito em conjunto pelo município e pela Sesapi até a gente fechar esses casos", completou.
Cristiane Moura Fév explicou ainda que existem dois caminhos para confirmar mortes suspeitos de dengue: exames laboratoriais que evidenciem a doença ou o vínculo epidemiológico, que se trata do fechamento dos óbitos a partir do total de casos confirmados no município em questão.
Em nota, o Hospital Regional Leônidas Melo, de Barras, informou que está prestando atendimento em tempo hábil a todos os pacientes que chegam à unidade e que desconhece casos de negligência médica.
Em relação aos casos suspeitos de dengue tratados na unidade, a direção do hospital informou que todos os pacientes receberam o tratamento adequado até que a investigação sorológica fosse concluída para definição do diagnóstico da doença.
? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar