Linnpy

G
G1
2h

VÍDEO: predação de beija-flor por papa-léguas em bebedouro chama atenção nas redes sociais

Deixe sua rede social 100% atualizada - BID Mídia
Deixe sua rede social 100% atualizada - BID Mídia
Serviço de gestão de mídias sociais. Solicite um orçamento e deixe suas redes sociais atualizadas
BID Mídia Patrocinado
VÍDEO: predação de beija-flor por papa-léguas em bebedouro chama atenção nas redes sociais
Registro feito fora do Brasil mostra momento em que ave oportunista avança sobre o colibri. Comportamento curioso é considerado comum por conta da dieta variada do predador. VÍDEO: predação de beija-flor por papa-léguas em bebedouro chama atenção nas redes sociais
Comedouros e bebedouros de aves podem oferecer oportunidades boas de alimentação para várias espécies. Mas, enquanto uma ave pequena se alimenta, outra maior pode estar apenas esperando para se aproveitar da situação e predá-la.
Este foi o caso de um papa-léguas (Geococcyx californianus) e um pequeno beija-flor. O registro, que não deixa claro a localização, foi compartilhado nas redes sociais e mostra em detalhes o momento do ataque. Nas imagens, é possível ver o colibri se alimentando no bebedouro, quando é capturado violentamente pelo predador.
Segundo o biólogo Luciano Lima, consultor do Terra da Gente, comedouros e bebedouros de aves oferecem oportunidades de predação não apenas para aves oportunistas, mas também para diversas espécies de rapinantes.
Papa-léguas (Geococcyx californianus) predando espécie de beija-flor
Redes sociais
“Embora seja um registro raro e curioso, o comportamento do papa-léguas de predar beija-flores em bebedouros já é bastante conhecido, existindo referências na literatura e outros vídeos disponíveis na internet”, comenta.
Para Luciano, é difícil ter certeza sobre a espécie de beija-flor que aparece no vídeo. “A identificação do beija-flor é complexa pela distância, mas parece ser um beija-flor-de-garganta-preta (Archilochus alexandri), que inclusive já foi relatado anteriormente como sendo capturado pelo papa-léguas”, explica.
Predador oportunista
Cerca de 90% da dieta do papa-léguas é composta por pequenos animais, principalmente por invertebrados. “Mas, especialmente durante o período reprodutivo, ele costuma predar lagartos, pequenas serpentes, anfíbios, roedores e aves, incluindo ovos, filhotes e aves adultas de espécies pequenas”, acrescenta o ornitólogo.
Quando as caçadas estão “fracas”, eles optam por se alimentar de sementes e frutas. Por isso, são considerados onívoros. Como predadores, a velocidade no chão parece compensar a falta de habilidade em voo.
Com ocorrência na América do Norte e Central, a distribuição do papa-léguas vai do México ao sudoeste dos Estados Unidos. A espécie pode correr até 30 km/h por distâncias consideráveis e, para isso, possui adaptações corporais.
Dentre elas, músculos mais longos e volumosos que permitem mais estabilidade e equilíbrio na corrida, alternando seu peso entre uma perna e a outra. Os ossos das pernas são alongados e seus dedos possuem grande flexibilidade e extensibilidade, que melhoram o desempenho.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar