Linnpy

G
G1
3h

Simpósio da PF em Manaus discute proteção aos povos indígenas com apoio da ONU

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Simpósio da PF em Manaus discute proteção aos povos indígenas com apoio da ONU
Evento segue até o dia 23 de maio, no Auditório Cacique Ajuricaba da Justiça Federal do Amazonas. Polícia Federal em Manaus
G1 AM
Teve início nesta segunda-feira (19), em Manaus, o Simpósio de Proteção aos Povos Indígenas, promovido pela Polícia Federal por meio da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (DAMAZ/PF), com apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O evento segue até o dia 23 de maio, no Auditório Cacique Ajuricaba da Justiça Federal do Amazonas.
? Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a PF, o objetivo é fortalecer a proteção dos direitos dos povos indígenas, promover o entendimento sobre suas culturas, tradições e modos de vida, além de fomentar uma atuação coordenada, eficaz e humanizada dos órgãos públicos nos territórios indígenas.
Entre os participantes, estão lideranças indígenas de destaque, como Davi Kopenawa Yanomami, que compartilharão reflexões sobre a realidade vivida por suas comunidades.
Ao longo dos cinco dias de programação, serão debatidos temas como direitos humanos e proteção territorial, mediação de conflitos em terras indígenas, atuação dos órgãos de fiscalização e segurança pública, além das cosmologias, cosmogonias e identidades dos povos originários e suas formas de luta e resistência — históricas e contemporâneas.
A iniciativa reforça a importância do diálogo contínuo entre o poder público, especialistas e os próprios povos indígenas, com o intuito de garantir uma atuação mais uniforme, responsável e sensível às especificidades culturais.
Participam do simpósio representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Federal (MPF) e diversas instituições de segurança pública.
A presença e o fortalecimento da atuação policial e institucional nas terras indígenas são considerados fundamentais para combater crimes como o garimpo ilegal, a extração predatória de madeira e outras práticas que ameaçam a sobrevivência física e cultural dessas populações.
O simpósio também busca estimular a construção conjunta de soluções práticas e integradas, promovendo um ambiente colaborativo para o compartilhamento de conhecimentos e o aprimoramento da atuação do Estado em defesa dos povos originários do Brasil.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar