Linnpy

G
G1
1h

Vice-governador do RJ, Thiago Pampolha é indicado para o TCE e abre caminho para Rodrigo Bacellar em 2026

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Vice-governador do RJ, Thiago Pampolha é indicado para o TCE e abre caminho para Rodrigo Bacellar em 2026
Rompido com Cláudio Castro, Pampolha deixará a linha sucessória, ampliando influência do presidente da Alerj no governo, de olho nas eleições para governador. Cláudio Castro e Thiago Pampolha
Reprodução/TV Globo
O governador Cláudio Castro (PL) oficializou, no início da tarde desta segunda-feira (19), a indicação do nome do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Caso a nomeação seja aprovada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Pampolha precisará renunciar ao cargo no governo, abrindo caminho para que o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), passe a ser o primeiro na linha sucessória de Castro.
A mensagem do governo com a indicação de Pampolha foi enviada para a Alerj no início desta tarde, e já foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Legislativo.
Mensagem indica Thiago Pampolha
Reprodução
Bacellar é pré-candidato ao Governo do RJ nas eleições de 2026. O g1 apurou que a indicação de Pampolha ao cargo no TCE é parte de um acordo alinhado para dar mais visibilidade ao presidente da Alerj, que deverá ganhar um protagonismo cada vez maior em ações e entregas do governo nos próximos meses.
A expectativa é que Bacellar assuma o governo de forma definifiva ainda no primeiro semestre do ano que vem, com a renúncia de Cláudio Castro para concorrer a um cargo no Legislativo. Assim, Bacellar concorreria à reeleição já no cargo de governador.
Rodrigo Bacellar (União Brasil)
Octacílio Barbosa/Alerj
A vaga para Thiago Pampolha foi aberta nesta segunda-feira com a aposentadoria compulsória do conselheiro José Mauricio Nolasco, que completou 75 anos de idade.
Thiago Pampolha tem 38 anos de idade e atualmente está filiado ao MDB, partido que precisará deixar para assumir o cargo na corte de contas. Antes de ser vice-governador, ele já ocupou as pastas de Meio Ambiente e de Esportes.
Desde fevereiro de 2024, Pampolha e Castro estavam rompidos, um dos motivos pelos quais Bacellar passou a ser o preferido do governador para sucedê-lo.
Tramitação
A expectativa é que a nomeação seja aprovada sem dificuldades, em um plenário que reelegeu Rodrigo Bacellar por unanimidade no início do ano.
Veja os próximos passos:
A mensagem com a indicação de Pampolha será analisada nesta terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj.
Em seguida, a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, realiza uma sabatina com o indicado. As duas são presididas pelo deputado Rodrigo Amorim (União), um dos aliados mais próximos de Bacellar.
A nomeação precisa ainda ser aprovada em plenário, com votos de ao menos metade dos deputados presentes na sessão.
Essa votação deverá acontecer na sessão de votações da próxima quarta-feira (21), a partir das 15h.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar