Linnpy

G
G1
4h

Leilão do Túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro após projeto receber novas contribuições da Europa

Leilão do Túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro após projeto receber novas contribuições da Europa
Maior leilão de infraestrutura do país irá definir a concessionária que será responsável pela construção, operação e manutenção do primeiro túnel submerso da América Latina por 30 anos. Túnel entre Santos e Guarujá será construído debaixo do mar
Divulgação/Governo de SP
O leilão que definirá quais empreiteiras irão construir e operar o túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, foi adiado para o dia 5 de setembro. A decisão foi tomada após novas contribuições ao projeto serem apresentadas no roadshow realizado na Europa, que reuniu empresas interessadas na obra. Antes, a previsão era que o leilão ocorresse em agosto.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O empreendimento, que será o primeiro túnel submerso da América Latina, faz parte de uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Governo do Estado de São Paulo.
Em conjunto, os governos decidiram ampliar o prazo de análise do edital de licitação de construção porque, durante o roadshow, identificaram oportunidades de aprimoramento no modelo de concessão, na estrutura financeira e nas premissas técnicas do edital.
O objetivo é que as novas sugestões aperfeiçoem o processo licitatório, aumentando a competitividade e garantindo maior segurança jurídica e operacional ao projeto. A obra prevê um investimento total estimado em R$ 6 bilhões - recursos públicos compartilhados entre os governos estadual e federal, além da participação da iniciativa privada.
Leilão
O maior leilão de infraestrutura do país irá definir a concessionária que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel pelo prazo de 30 anos. Ela será remunerada por meio de tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte público e receitas acessórias.
Segundo o governo estadual, o critério de julgamento da licitação será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, pois o objetivo é garantir mais eficiência e benefícios para a população.
O projeto prevê a geração de aproximadamente nove mil empregos diretos e indiretos.
Obra
Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá
Reprodução/Vou de Túnel
O novo túnel transformará a mobilidade entre Santos e Guarujá usando a técnica de túnel imerso utilizada com sucesso em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul. Hoje, a ligação entre as cidades é feita por balsas e catraias, que transportam diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, o túnel terá três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além disso, está prevista uma galeria dedicada a pedestres e ciclistas.
O projeto está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e é a maior obra integrada ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Audiência pública
A primeira audiência pública sobre o projeto do túnel Santos-Guarujá e seus impactos foi realizada na segunda-feira (19), na Câmara de Guarujá. Veja como foi:
Audiência pública discute túnel Santos-Guarujá; entenda
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar