Linnpy

G
G1
5h

Frente fria se desloca para oceano, mas risco de deslizamento de terra permanece em Salvador

Precisando de um site para sua empresa?
Precisando de um site para sua empresa?
Criação de site institucional ou Leadpages para seu negócio
BID Mídia Patrocinado
Frente fria se desloca para oceano, mas risco de deslizamento de terra permanece em Salvador
Sirenes de alerta foram acionadas pela Defesa Civil da capital baiana diante do grande volume de chuva registrado nas áreas. Chuva em Salvador
TV Bahia
A frente fria que atingiu Salvador e região metropolitana e provocou grandes volumes de chuva nos últimos dias, começou a se deslocar para oceano Atlântico. No entanto, o risco de deslizamento de terra permanece na capital baiana, alertou a Defesa Civil da cidade (Codesal).
Os moradores evacuados de seis comunidades por causa da chuva intensa, no sábado (3), após o acionamento das sirenes, foram orientados pelo órgão, neste domingo (4), a permanecerem nos locais seguros para onde foram encaminhados. Tratam-se das seguintes áreas:
Mamede - Alto da Terezinha;
Irmã Dulce - Cajazeiras VII;
Creche - Castelo Branco;
Moscou - Castelo Branco;
Bosque Real - Sete de Abril;
Olaria - Sete de Abril
Para este domingo, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. As precipitações que ocorrem em Salvador durante a manhã são causadas pelos resquícios da frente fria, ainda associados à atuação de um sistema de baixa pressão, informou a Defesa Civil.
O boletim emitido pelo órgão às 11h25 informa que a localidade de Barro Duro (Fundac), situada na Via Parafuso, registrou o maior acumulado de chuvas na capital baiana nas últimas 72 horas: 281,4 mm. Também se destacaram, no mesmo período, os volumes registrados em Nova Constituinte (214,6 mm) e Mirante de Periperi (212,4 mm), que figuram entre os bairros mais afetados pelas fortes chuvas.
As informações são do centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador.
A previsão para a segunda (5) e terça-feira (6), é de céu nublado a parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas fracas a moderadas, em decorrência da influência de um sistema de baixa pressão.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 29ºC e a mínima a 24ºC em Salvador nesses dois dias.
A Codesal informa que mantém plantão de 24 horas e, em caso de emergência, deve ser contactada através do número 199.
Acionamento de sirenes
Com a chuva intensa que atingiu a cidade de Salvador, equipes da Defesa Civil da cidade (Codesal) recomendaram que moradores de seis comunidades deixassem suas casas no sábado (3).
As comunidades registraram acumulados de água superiores a 150 milímetros m72 horas . De acordo com a Codesal, o número representa metade do volume esperado para todo o mês de maio.
Assim, com a dificuldade de escoar a grande quantidade de água em um curto espaço de tempo, as sirenes precisaram ser acionadas. A Defesa Civil aumentou o alerta para nível máximo na cidade.
Tal medida faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Codesal, o PPDC, para áreas de risco em dias de chuvas intensas. Equipes do órgão se mobilizaram para que os moradores deixassem os imóveis e fossem para locais seguros previamente definidos, como escolas municipais nas proximidades.
Área com risco de deslizamento na comunidade Mamede, no Alto da Terezinha, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Como explica a Codesal, o PPDC é um instrumento considerado "fundamental" para prevenir e mitigar riscos de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos de terra. O protocolo também inclui o monitoramento de áreas de risco e resposta a emergências, entre outras ações.
Procurada pelo g1 , a prefeitura disse que apenas uma família, com três pessoas, foi acolhida em uma das escolas que servem de abrigo provisório na noite de sábado. Elas estão alojados na Escola Esperança de Viver, no bairro do Castelo Branco.
No entanto, a gestão municipal não informou quantas pessoas precisaram deixar seus imóveis. Os cidadãos não são obrigados a aceitar os abrigos oferecidos pelo município. As pessoas podem ir para casas de amigos e parentes.
Sirenes da Defesa Civil são acionadas em seis comunidades de Salvador
LEIA MAIS
Rio transborda após fortes chuvas e 80 famílias ficam desabrigadas no recôncavo da Bahia
Tromba d'água na Barra, carro em buraco, queda de árvore e mais: confira impacto das fortes chuvas em Salvador e RMS nesta sexta
Tempo permanece instável em parte da Bahia neste domingo (4)
?️ Tráfego marítimo
As chuvas também impactaram no tráfego marítimo. Na sexta-feira (2), a Capitania dos Portos emitiu um alerta vermelho por conta das condições adversas no mar. A recomendação do órgão é para que a navegação seja evitada, especialmente embarcações de pequeno porte. A travessia Salvador - Mar Grande, operada por lanchas, foi suspensa temporariamente como medida de segurança.
No sistema ferry-boat, o embarque de veículos pesados e utilitários foi suspenso. No caso das motocicletas, a travessia está permitida, mas só com o acompanhamento integral do condutor durante a viagem. A concessionária responsável pelo serviço informou que as determinações serão suspensas quando as condições do clima melhorarem.
Na sexta-feira (2), uma tromba d'água — tipo de fenômeno que se forma sobre o mar, como um vórtice de ar que, girando, suga a água — chegou a se formar no céu da Barra pela manhã.
Tromba d'água se formou em cima do mar da Barra
Reprodução/TV Bahia
LEIA TAMBÉM:
Frente fria, chuva e trovoada: confira previsão do tempo para cidades baianas no feriadão do Dia do Trabalhador
Temporal causa deslizamentos de terra, desabamentos de muros e quedas de árvore em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ?

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar