Linnpy

G
G1
3h

Roraima é o estado em que mulheres têm mais filhos que no restante do Brasil

Roraima é o estado em que mulheres têm mais filhos que no restante do Brasil
Censo 2022 do IBGE revela que média é de 2,19 filhos por mulher em Roraima, acima da média nacional de 1,55. Mulheres roraimenses costumam ter filhos depois dos 26 anos, aponta IBGE
Reprodução/Nappy/Arquivo
Roraima lidera a taxa de fecundidade total no país, o que significa que as mulheres têm mais filhos que no restante do Brasil. A média é de 2,19 filhos por mulher, acima da média nacional de 1,55. Os dados são do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
? A taxa de fecundidade total, também conhecida como taxa de fertilidade, representa o número médio de filhos que uma mulher pode ter no período da idade reprodutiva - entre 15 e 49 anos.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
O dados do IBGE revelam ainda que, em Roraima, mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto têm mais filhos que do que as com mais escolaridade. O Censo de 2022 considerou quatro indicadores:
Sem instrução e fundamental incompleto - média de 3,2 filhos por mulher;
Fundamental completo e médio incompleto - média de 2,9 filhos por mulher;
Médio completo e superior incompleto - média de 1,8 filho por mulher;
Superior completo - média de 1,2 filho por mulher.
Além disso, as mulheres costumam ter filhos, em média, aos 26,9 anos de idade em Roraima. No recorte por nível de instrução, ela se tornam mães aos 31 anos quando têm nível superior, e aos 26,7 quando não possuem nenhuma instrução ou não concluíram o ensino fundamental.
?‍♀️ Mulheres sem filhos
O Censo 2022 também traçou o panorama sobre mulheres que chegaram ao fim da vida reprodutiva sem ter filhos. Em Roraima, o percentual de mulheres de 50 a 59 anos que não tiveram filho chegou a 13,5%, abaixo da média nacional de 16%.
No Censo de 2010, esse percentual era de 9,2% - ou seja, ao longo dos anos, as mulheres deixaram de ter filhos. O levantamento indica que o aumento está ligado principalmente à postergação da maternidade e à redução do desejo de ser mãe, conforme avaliação do IBGE.
A população de Roraima é de 636.707 pessoas, segundo o Censo de 2022. Do total, 320.392 são homens (50,3%) e 316.315 são mulheres.
Número de filhos por mulher no Brasil é o menor da história, diz IBGE
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar