Linnpy

G
G1
3h

Alepa em Foco: Fique por dentro dos assuntos discutidos na Assembleia Legislativa do Pará

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Alepa em Foco: Fique por dentro dos assuntos discutidos na Assembleia Legislativa do Pará
Aqui você fica sabendo sobre projetos em discussão e aprovados, além de temas colocados em pauta pelos deputados nas sessões da Alepa. Veja abaixo os destaques da semana na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa):

Nova superintendência
Nova Superitendencia
Alepa/Divulgação
Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presididos pelo deputado Chicão (MDB) aprovaram, por unanimidade, em dois turnos de votação, o Projeto de Lei Complementar nº 3/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata da criação de cargas de provimento em comissão na estrutura da Polícia Civil do Estado do Pará. O PL prevê a criação de 510 cargas de provimento em comissão para atuação na nova unidade, além de 240 em função gratificada. O texto foi aprovado em duas voltas e agora segue para sanção governamental.
Crise do açaí
Crise do Açaí
Alepa/Divulgação
Na próxima quarta-feira, (21), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Grupo de Trabalho da Crise do Açaí — presidido pelo deputado Bordalo (PT), realizará um debate público em Abaetetuba sobre a cadeia produtiva do açaí. O evento ocorrerá a partir das 9h, no Auditório do Colégio São Francisco Xavier, localizado na Passagem Padre Luís Varela, nº 339 , no Centro de Abaetetuba, e contará com a participação de batedores, comerciantes e produtores da região Tocantina. O debate será estruturado em dois painéis temáticos: Desafios na Produção do Açaí e Desafios na Comercialização do Açaí, encerrando com manifestações populares e contribuições técnicas dos participantes.
Famílias monoparentais
Famílias monoparentais
Alepa/Divulgação
Durante a sessão ordinária, na última terça-feira, 13, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da deputada Maria do Carmo (PT), que dispõe sobre a prioridade na matrícula em creches e escolas da Rede Pública Estadual para crianças e adolescentes filhos de mãe ou pai solo no Pará. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma parcela significativa das famílias brasileiras é composta por mães solo, que assumem sozinhas a responsabilidade pelo sustento e pela criação de seus filhos. São cerca de 11 milhões de mães que criam seus filhos sozinhos. Isso representa um aumento de 17,8% em relação à década de 2012 a 2022. Em 2022, 14,9% dos domicílios brasileiros tinham como pessoa de referência uma mãe solo.
Garantia de direitos
Garantia de diretios
Alepa/Divulgação
O deputado Lu Ogawa (PP) comemorou a aprovação do PL de sua autoria, que atribui passe livre às pessoas com câncer no sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros do Estado do Pará. A proposta visa garantir, no Pará, passe livre para esse público, de modo a preservar os direitos estabelecidos no art. 4º da Lei Estadual nº 8.588, de 2 de janeiro de 2018 (Estatuto da Pessoa com Câncer), na Constituição Federal, nas Leis Federais nº 7.713/1988 e nº 8.213/1991, e na Portaria do Ministério da Saúde nº 349/1996.
Comunidades quilombolas
Comunidades Quilombolas
Alepa/Divulgação
O deputado Dirceu Ten Caten (PT), presidiu audiência pública, na última segunda-feira (12), no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A reunião teve como objetivo solicitar celeridade na emissão dos processos de certificações concedidas pela Fundação Cultural Palmares às comunidades quilombolas do estado. A reunião atendeu ao pedido do deputado Dirceu Ten Caten, que passou formalmente a condução dos trabalhos ao deputado federal Airton Faleiro (PT).
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar