Linnpy

G
G1
7h

Onde é possível apreciar a florada das cerejeiras no ES? Veja vídeos e confira os locais

Onde é possível apreciar a florada das cerejeiras no ES? Veja vídeos e confira os locais
Cerejeiras florescem nas montanhas capixabas
Depois de 2024 ter sido sem o espetáculo das cerejeiras, neste ano a floração das árvores na Região Serrana do Espírito Santo começou, atingiu o ápice nos últimos dias e tem encantado os turistas.
Um sítio em Alfredo Chaves, com 320 árvores, tem atraído visitantes de todo o estado. Além do sítio, quem resolver dar um passeio pelas montanhas capixabas durante o inverno consegue conferir algumas cerejeiras floridas em Pedra Azul, distrito de Domingos Martins.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
As cerejeiras, que são plantas nativas do oriente, dependem especialmente do clima para florescerem. Seu florescimento ocorre em épocas de inverno, em baixas temperaturas entre 12 e 15 graus.
Para conseguir aproveitar as árvores carregadas de flores, a dica é visitar os locais até o próximo domingo (20), período estimado de quando as flores começam a murchar e cair dos pés.
Já o bosque de cerejeiras em Pedra Azul, que fica após a entrada do parque estadual, não abriu para visitação pelo quarto ano seguido. A última vez que turistas puderam conferir as árvores floridas no local foi em 2021. O clima é um dos fatores que têm prejudicado a florada.
"Em virtude da recuperação fisiológica das cerejeiras, o Bosque Kaoru Kumazawa não abrirá para visitação em 2025. As cerejeiras estão se recuperando após o tratamento preposto, e muito provavelmente será aberto para visitação na florada de 2026", anunciou o grupo responsável pelo bosque em uma rede social.
Cerejeiras na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, Espírito Santo
Vitor Ferri/g1
Especialistas apontaram que como 2025 não teve a presença do El Niño, as baixas temperaturas no inverno fizeram a diferença para que a floração acontecesse, diferentemente de 2024. Mesmo assim, ainda há algumas plantas na região sem flores.
Confira os locais para apreciar as cerejeiras no Espírito Santo:
Ao longo da ES-164, a partir da BR-262, em Domingos Martins sentido Vargem Alta;
Na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, em vários pontos - próximo à entrada do Parque Estadual e nas proximidades do Quadrado;
Diariamente no Sítio de Alfredo Chaves, que funciona das 6h às 18h. O sítio na comunidade de Redentor, no distrito de São Bento de Urânia. Da igreja de São Bento de Urânia até o sítio são 9 km por estrada de chão.
Na beira da BR-262, também em Pedra Azul, perto do centro da comunidade.
⛩️ Tradição
De acordo com a administração do Sítio Monte Rá, que fica em São Bento de Urânia, entre 20 e 30 mil pessoas já visitaram o local durante os últimos três meses.
Cerejeiras floresceram em sítio de Alfredo Chaves, Espírito Santo
Dirceu Cetto
A movimentação ficou mais intensa a partir do início da florada, que começou em meados de junho. Durante os finais de semana, fotos nas redes sociais mostraram que muitos grupos foram aproveitar a florada.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: casal planta mais de mil girassóis para decorar o próprio casamento no ES
Elefante, camelo, caveiras e dragão: conheça picos e montanhas cada vez mais procurados por turistas no ES
Confira passeios bate e volta para fazer pelo ES e aproveitar as férias escolares
Ministério Público pede tombamento da Pedra Azul para conter avanço imobiliário e proteger paisagem
No sítio, as cerejeiras foram plantadas há nove anos pelo mestre Lee, instrutor de taekwondo. O bosque fica aberto diariamente para visitação gratuita, sem agendamento necessário.
Os moradores pedem apenas para que os visitantes respeitem algumas regras como não jogar lixo, não depredar as árvores e visitar a propriedade em pequenos grupos.
? Instabilidade do clima atrapalha florada
Em 2024, as cerejeiras foram um fenômeno raro de se apreciar. O sítio em Alfredo Chaves não abriu para visitação porque a maioria das árvores não teve flores e ficou com a aparência seca. O bosque em Pedra Azul também permaneceu fechado.
Veja fotos de cerejeiras floridas no ES
As altas temperaturas e os recordes consecutivos de calor registrados no planeta podem estar afetando diretamente a florada das cerejeiras no Espírito Santo.
Foi isso o que explicou a doutora em botânica pelo Jardim Botânico e bióloga da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Karla Marins.
"Acredito que as altas temperaturas provocadas pelo El Niño podem ter prejudicado a floração das cerejeiras. Plantas que perdem suas folhas quando florescem, como é o caso das cerejeiras, precisam acumular energia para o período de floração. Como elas florescem no inverno, elas já deveriam estar com a reserva de energia. Mas com temperaturas altas, elas não conseguem armazenar energia para florescer. Elas perdem todas as folhas para ter a floração, mas as flores não conseguem nascer", pontuou a bióloga.
O período de brotação das folhas, floração e frutificação das cerejeiras é curto e ocorre em poucos meses e a variação da temperatura influencia diretamente em quanto tempo elas vão ficar floridas.
Cerejeiras floriram em alguns pontos das montanhas capixabas, na Região Serrana do Espírito Santo
Vitor Ferri/g1
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar