Linnpy

G
G1
4h

Macacos-barrigudos que vieram de Manaus passarão por quarentena e farão acompanhamento veterinário no zoo de Sorocaba

Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas Linha Tesoura Bolsa c/ Zíper Completo C/ 42 Peças
Shopee Patrocinado
Macacos-barrigudos que vieram de Manaus passarão por quarentena e farão acompanhamento veterinário no zoo de Sorocaba
Duas fêmeas foram transferidas de um instituto de Manaus (AM) para o Zoológico Municipal 'Quinzinho de Barros', em Sorocaba (SP). Anteriormente, animais eram criados como pet e não possuem condições de retornar à natureza. Animais vieram de Manaus (AM) a Sorocaba (SP) de avião
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
As duas fêmeas jovens da espécie macaco-barrigudo, ameaçada de extinção, que eram criadas como pets no interior do Amazonas e foram transportadas de Manaus (AM) para Guarulhos (SP) na quarta-feira (15), passarão por um processo de quarentena e acompanhamento veterinário no zoológico de Sorocaba, no interior de São Paulo.
? Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Tieta e Sofia, como são chamadas as primatas, viajaram pelo programa Avião Solidário da Latam, em uma ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pelo Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Segundo a prefeitura, as fêmeas não possuem condições de retornarem à natureza porque, antes mesmo de serem resgatadas pelo Ibama, ainda em fevereiro, elas eram criadas como pet no interior do Amazonas.
A dupla de macacos foi trazida a Sorocaba com o intuito de criar uma população ex situ, isto é, fora de seu habitat natural, preservando a espécie já ameaçada. A recomendação foi do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
"Todos os animais que chegam ao zoológico passam por quarentena, com acompanhamento veterinário durante todo o período que estiver no Zoo. Após a quarentena, esses animais serão levados ao recinto dos macacos-barrigudos", explicou a prefeitura.
Até esta segunda-feira (19), não havia uma previsão de quando Tieta e Sofia sairão da quarentena e serão levadas ao recinto dos animais no zoo de Sorocaba.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar