Linnpy

G
G1
3h

Contratura capsular e rippling: entenda problemas de Romana Novais com próteses mamárias

Contratura capsular e rippling: entenda problemas de Romana Novais com próteses mamárias
Condições são responsáveis por causar dor e deformação nos seios e podem acontecer por diferentes fatores. Ambas precisam de acompanhamento médico – e de eventuais novas cirurgias. Romana Novais compartilhou nas redes sociais os problemas que teve após o implante de próteses mamárias.
Reprodução/Instagram
Responsáveis por causar dor e deformação nos seios, a contratura capsular e o rippling foram as duas condições que fizeram com que a médica Romana Novais precisasse reimplantar as próteses de silicone.
Em suas redes sociais, Novais, que também é esposa de Alok, explicou que teve que realizar uma nova cirurgia de recolocação das próteses por conta de um endurecimento e de uma espécie de "ondulação" nos seios.
De acordo com especialistas, esses problemas podem acontecer por diferentes fatores, mas ambos precisam de acompanhamento médico – e de eventuais novas cirurgias.
Nesta reportagem, você entende:
As diferenças entre contratura capsular e rippling
Quais os principais fatores que desencadeiam esses problemas
Quais os tratamentos e cuidados para essas condições
'Doença do silicone': entenda o termo popular usado para problemas no uso de prótese nos seios
Contratura capsular e rippling
Para entender os dois problemas, primeiro é preciso compreender o que acontece com o corpo quando há o implante de uma prótese.
Fabio Nahas, cirurgião plástico e professor da Unifesp, explica que a cápsula é a formação de uma fibrose que acontece ao redor de qualquer material sintético que é colocado no corpo.
➡️A fibrose é a formação excessiva de tecido cicatricial em um órgão ou tecido que ocorre como resultado de inflamações, cirurgias ou traumas.
"Forma-se ao redor da prótese uma carapaça de proteção do organismo para isolar esse material sintético. A cápsula é saudável, só que ela pode sofrer o que a gente chama de contratura", explica o médico.
Quando há a contratura capsular, a cápsula começa a endurecer e a restringir o espaço da prótese, se contraindo ao redor do material sintético.
Daniel Regazzini , cirurgião olástico e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) explica que essa reação do corpo à prótese pode demorar anos e ir se intensificando ao longo do tempo.
Esse processo, em um primeiro momento, passa a endurecer também o próprio material inserido no seio. Em casos mais graves, pode causar o deslocamento da prótese.
?Os principais sintomas e consequências dessa condição, segundo os especialistas, são:
Dor local
Endurecimento da mama
Assimetria da prótese
Entre os fatores que podem causar esse problema, os especialistas destacam a existência de algum sangramento local, presença de líquido ou acúmulo de biofilme (líquido com bactérias que podem se instalar durante a própria cirurgia).
Regazzini ainda acresecenta que o o tamanho da prótese não influencia no processo de contratura, já que é uma resposta do organismo ao material sintético.
LEIA TAMBÉM:
CFM muda regras e amplia recomendação para cirurgia bariátrica; veja o que mudou
Calculadora de IMC: veja seu Índice de Massa Corporal; nova regra permite bariátrica com IMC a partir de 30
Já o rippling, a segunda condição citada pela médica Romana Novais, é uma consequência de uma contratura capsular em um tipo específico de prótese de silicone, a chamada prótese texturizada.
"Esse problema acontece quando a paciente tem pouco tecido para cobrir a prótese. Geralmente, ocorre quando a pessoa está em uma posição inclinada na qual a prótese fica, vamos dizer, pendurada", detalha Fabio Nahas.
Ele ainda explica que o rippling é resultado da combinação do movimento de flexão do tronco para baixo com a falta de aderência da prótese.
Essa condição é caracterizada por uma irregularidade no seio, que se nota principalmente na região medial e superior da prótese.
Tratamentos e cuidados
Nahas relembra que muitos tratamentos já foram testados para a contratura capsular. Entre os tratamentos já utilizados ele lista o squeezing, técnica que consistia em apertar a prótese até que a cápsula fosse rompida, além da aplicação de alguns tipos de medicação.
Mas, atualmente, o tratamento recomendado é o cirúrgico. São realizadas incisões que transformam a cápsula em pequenos fragmentos. Além disso, realiza-se a substituição da prótese.
"Quando a cápsula está bastante espessa ou tem muita calcificação, a indicação é a retirada completa e a colocação de uma nova prótese no local", explica Fabio Nahas.
No caso do rippling, Regazzini exeplica que nem sempre há necessidade de troca do material sintético.
"Algo que tem sido comum é o exerto de gordura nesses casos. A gente coloca gordura ao redor dessa prótese para fazer uma nova cobertura e ela fica menos visível", detalha o cirurgião.
⚠️Os especialistas também alertam que, ao menor sinal de dor ou alteração na prótese é importante que a paciente procure um médico.
Quantos passos por dia ajudam a reduzir sintomas de depressão?

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar