Linnpy

G
G1
3h

No aniversário, jovem pede que amigos doem sangue em homenagem ao pai que morreu com leucemia no AC

No aniversário, jovem pede que amigos doem sangue em homenagem ao pai que morreu com leucemia no AC
Jovem transforma aniversário em campanha de doação de sangue no Acre
No dia em que faz 20 anos, Vitória Maria Souza de Oliveira, estudante de jornalismo, escolheu comemorar de um jeito diferente. Ela convidou amigos e familiares para doar sangue e se cadastrar como doadores de medula óssea nesta quarta-feira (13).
O objetivo foi ajudar a aumentar o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em Rio Branco, e homenagear José Benjamim de Oliveira, pai da jovem que morreu em 2018 com leucemia.
Por isso, Vitória decidiu usar o aniversário para incentivar a doação de sangue. "Eu era criança, mas precisei passar por essa situação e percebi que queria fazer diferença. Queria ajudar de alguma forma pelo fato de ter passado por isso", esclareceu.
? Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
Durante a ação, Vitória coletou uma amostra de sangue para doar medula óssea. O material será analisado e os dados ficarão registrados no sistema. Se houver compatibilidade com algum paciente, ela será chamada para doar.
"Estive nessa situação de ver uma pessoa querida para mim precisar de algo e, infelizmente, não ter. Chamei as pessoas que eu amo pra fazer esse ato de bondade, de companheirismo com as outras pessoas", disse ela.
Como presente, Vitória pediu doações a familiares e amigos.
Aline Pontes/Rede Amazônica Acre
LEIA TAMBÉM:
Medula óssea: veja como ser um doador e como funciona procedimento
Acre chega a mais de 500 novos doadores de medula óssea em 2024
João Lucas, amigo de Vitória, foi um dos convidados e doou sangue pela primeira vez. O rapaz esteve com a amiga durante a fase mais difícil da vida dela, quando o pai enfrentava a doença.
"Eu sempre quis vir doar sangue, só que na rotina do dia a dia a gente, dificilmente, vem. A Vitória chamou nosso grupo de amigos e, como somos amigos desde o ensino fundamental, vim. Decidi tirar uma parte do meu tempo e ajudar", mencionou ele.
Jovem convidou amigos e familiares para comemorar o aniversário doando sangue e se cadastrando para doar medula óssea no AC
Aline Pontes/Rede Amazônica Acre
Doação e bolo de aniversário
Após as doações, a comemoração teve bolo e parabéns para Vitória na recepção do Hemoacre. A estudante lamentou a pouca procura para a doação de sangue.
"Quando a gente olha pelo lado dos familiares e vê que realmente não tem sangue, nos perguntamos: 'Como não tem sangue?'. Dá aquele aperto no coração. Então, como já estive do outro lado da moeda, sei como é e não desejo que ninguém passe pelo que passei", comentou.
No último dia 6, Hemoacre começou uma mobilização para tentar a quantidade de bolsas de sangue.
"Mesmo tendo melhorado nos últimos dias, precisamos manter esse estoque porque da mesma forma que temos as pessoas vindo doar, nós temos também uma demanda a ser atendida e essa demanda é contínua", comentou a coordenadora da captação de doadores, Késia Nogueira.
Para a doação de medula óssea, a coordenadora explicou é retirada apenas 10% da medula e o procedimento é feito sob anestesia. (Veja mais abaixo como funciona o procedimento)
"Em alguns casos, é uma punção realizada no quadril, não tira nada da medula espinhal, nem da coluna, mas sim da extremidade dos grandes ossos, que pode acontecer através de um acesso venoso ou da punção. Lá, é feita uma avaliação e a equipe médica decide", relatou Késia.
Campanha contra o linfoma: saiba como doar medula óssea
Como virar um doador de medula óssea?
? Quem pode doar?
Ter entre 18 a 35 anos
Não ter doença infecciosa ou incapacitante
Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
?Como funciona o transplante?
O doador precisa retirar 5ml de sangue e é cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Os dados genéticos do doador são cruzados com pacientes que precisam da medula. O exame HLA mostra se existe compatibilidade e se a doação pode ser feita.
Se compatível, o doador é avisado e passa por exames para provar se tem boas condições de saúde. O procedimento dura 90 minutos e é aplicada uma anestesia antes do processo. As células são retiradas da bacia, sem causar problemas à coluna.
O paciente que receber, vai ter a medula doente destruída e vai receber a saudável do doador. A parte retirada do doador se recupera sozinha no máximo em quinze dias.
? O que você precisa para doar sangue?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal;
Pesar acima de 50 quilos;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 14 horas;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado: evitar alimentação gordurosa nas 3 horas antes de doar;
Apresentar documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, CNH digital, e E-titulo com foto;
? Onde doar?
No Acre, é possível doar em 3 pontos de coleta. Um em Rio Branco, outro em Cruzeiro do Sul e outro em Brasiléia.
Rio Branco
Endereço: Av. Getúlio Vargas, número 2787, Bairro Bosque
Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h30 às 18h
Telefone: 3215-2323
Cruzeiro do Sul
Endereço: Rua Pedro Telles, número 600, Bairro Manoel Terças
Funcionamento: De segunda a sexta, das 7 às 13h
Telefone: 68 3322 4318
Brasiléia
Endereço: Rua Generalíssimo Deodoro, n° 417, Bairro Raimundo Chaar
Funcionamento: Todas as Terças-feiras - Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 14h às 17h
VÍDEOS: g1

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar