Linnpy

G
G1
8h

Clube do Choro de Santos firma parceria com fundação do RJ para preservar acervo do compositor Garoto

Clube do Choro de Santos firma parceria com fundação do RJ para preservar acervo do compositor Garoto
Acordo com a Fundação Museu da Imagem e do Som busca valorizar acervos culturais e a trajetória de Aníbal Augusto Sardinha, um dos ícones da música brasileira e patrono do clube. Acordo do Clube do Choro de Santos, SP, com Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro visa preservar a memória do compositor Garoto, patrono do clube santista.
Divulgação/Prefeitura de Santos
O Clube do Choro de Santos, no litoral de São Paulo, completou 60 anos e firmou uma parceria com a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS-RJ). O acordo tem como objetivo principal preservar a memória do compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, patrono do clube. Para isso serão realizados projetos conjuntos de intercâmbio de profissionais e ações educativas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Além de valorizar a trajetória de Aníbal, um dos grandes multi-instrumentistas da música brasileira, a parceria entre as instituições tem como objetivo difundir seus acervos.
A parceria começou a ser costurada em 2024, após uma visita do presidente do FMIS-RJ, Cesar Miranda Ribeiro, ao Clube do Choro de Santos.
Na ocasião, Ribeiro gravou o episódio de estreia do videocast “Chorocast – Música e Cidadania” e destacou a relevância do acervo musical brasileiro, com ênfase na importância da “Coleção Garoto”.
Preservada na FMIS-RJ, a coleção reúne milhares de itens distribuídos entre os setores iconográfico, tridimensional, textual, sonoro e bibliográfico.
Sobre o Clube do Choro de Santos
O Clube do Choro de Santos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e mantenedor da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, responsável pela promoção e preservação da música popular brasileira na cidade.
Ele foi fundado em 23 de abril de 2002, quando se comemora o Dia Nacional do Choro, em homenagem a Pixinguinha. A instituição organiza eventos e atividades como oficinas, workshops e concertos didáticos com músicos experientes, que ensinam técnicas específicas do choro, bem como a história e a evolução do gênero.
O Clube está localizado na Rua XV de Novembro, 68, no Centro Histórico de Santos, e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a partir de um termo de fomento com a entidade.
Clube do Choro de Santos, SP, está localizado na Rua XV de Novembro, 68, no Centro Histórico.
Divulgação/Prefeitura de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar