Linnpy

G
G1
3h

Eurovision 2025: Áustria ganha festival europeu de música com a canção 'Wasted Love'

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Eurovision 2025: Áustria ganha festival europeu de música com a canção 'Wasted Love'
O cantor Johannes Pietsch, conhecido como "JJ", de 24 anos, levou o título. Representando a Áustria, JJ é o grande vencedor do Eurovision 2025
Denis Balibouse/ Reuters
A Áustria foi a grande vencedora do Eurovision 2025, realizado neste sábado (18) na cidade suíça de Basileia. O cantor Johannes Pietsch, conhecido como "JJ", de 24 anos, levou o título com a canção "Wasted Love", que combina elementos de ópera e vocais agudos.
Esta é a terceira vitória da Áustria no maior concurso musical do mundo — a primeira foi em 1966, com Udo Jürgens, e a segunda em 2014, com a icônica performance da drag queen Conchita Wurst em "Rise Like a Phoenix".
Neste ano, JJ superou Israel na votação, que considera tanto os jurados profissionais quanto o público por telefone. Mais de 160 milhões de pessoas assistiram à final em todo o mundo, segundo a Agência Reuters.
A Suíça sediou o evento após a vitória de Nemo em 2024, em Malmö, na Suécia. Cerca de 100 mil pessoas participaram das celebrações e eventos ligados ao Eurovision em Basileia durante a semana.
Apesar do apelo por neutralidade política, a edição deste ano foi marcada por polêmicas relacionadas à guerra em Gaza. O representante de Israel, Yuval Raphael, é sobrevivente do ataque ao festival de música Nova, em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.200 mortos e 251 sequestrados por militantes do Hamas, segundo autoridades israelenses.
Grupos pró-Palestina pediram a exclusão de Israel do concurso, citando o número de mortos na ofensiva israelense em Gaza, que já ultrapassaria 50 mil, de acordo com autoridades locais de saúde. Cerca de 200 manifestantes protestaram em Basileia no sábado.
A emissora pública espanhola RTVE exibiu uma mensagem antes do início do show: “Quando os direitos humanos estão em risco, o silêncio não é uma opção. Paz e Justiça para a Palestina”.
VEJA TAMBÉM
Lady Gaga bate público de Madonna, mas fica atrás de Rod Stewart

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar