Linnpy

G
G1
17h

Com média de 14 minutos por CNPJ, Amazonas é estado mais ágil para abrir empresas no país, aponta Junta Comercial

Com média de 14 minutos por CNPJ, Amazonas é estado mais ágil para abrir empresas no país, aponta Junta Comercial
Tempo total médio para conclusão do processo de registro mercantil, em abril, foi de 6,9 horas. Junta Comercial do Estado do Amazonas
Divulgação/Jucea
O Amazonas liderou o ranking nacional de agilidade na abertura de empresas em abril, com tempo médio de apenas 14 minutos para liberação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Os dados são do Painel de Registro de Empresas do Governo Federal, que acompanha o desempenho das Juntas Comerciais em todo o país.
​​? Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o Sistema de Registro Mercantil (SRM), da Junta Comercial do Estado (Jucea), foram constituídas 1.356 novas empresas no período. O tempo total médio para conclusão do processo de registro mercantil foi de 6,9 horas, colocando o estado na primeira posição nacional.
A maioria dos novos negócios se concentrou no setor de Serviços (908 empresas), seguido por Comércio (402) e Indústria (46).
A digitalização do processo e a redução da burocracia são apontadas como os principais fatores para a aceleração no registro. Atualmente, todo o procedimento pode ser feito de forma on-line, por meio do Portal de Serviços da Jucea.
"O serviço é rápido, auto explicativo e ainda emite o documento de registro mercantil para o novo empresário", destacou a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins Guimarães.
Entre os municípios com maior número de novos negócios estão: Manaus (739 empresas), seguida por Parintins (117), Tefé (93), Atalaia do Norte (62) e Itacoatiara (47 novos empreendimentos).
Sebrae Amazonas conscientiza sobre importância de pequenos negócios para economia

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar