Linnpy

G
G1
8h

Patos de Minas celebra 133 anos com distribuição gratuita de 6 mil pamonhas

Patos de Minas celebra 133 anos com distribuição gratuita de 6 mil pamonhas
A pamonha, reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade, foi anunciada nas redes sociais e comemorada pelos patenses; programação inclui ainda o tradicional bolo de aniversário e desfile cívico. Patos de Minas celebra 133 anos com distribuição gratuita de 6 mil pamonhas e bolo gigante
Patos de Minas completa 133 anos neste sábado, 24 de maio, e a Prefeitura mantém a tradição de comemorar a data com a população. Como acontece há vários anos, um bolo gigante será distribuído logo após a sessão cívica. Neste ano, no entanto, uma iguaria típica foi acrescentada ao cardápio dos patenses: a pamonha.
? Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
De acordo com a Prefeitura, serão distribuídas 6 mil pamonhas na manhã de sábado, além de 10 mil pedaços de bolo de doce de leite com coco. A inclusão da iguaria de milho atendeu a um pedido frequente dos moradores.
Nas redes sociais, a novidade foi divulgada em um vídeo bem-humorado, no qual uma montagem coloca o prefeito Luís Eduardo Falcão dentro do popular “carro da pamonha”, anunciando a distribuição do quitute e a programação das festividades. Assista ao vídeo acima.
Pamonha é patrimônio imaterial de Patos de Minas
Em 2019, o Decreto 4.608, publicado no Diário Oficial do Município, oficializou o Registro do Feitio da Pamonha em Patos de Minas. O parecer foi emitido pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc). Desde então, a pamonha é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade, conhecida como “Capital do Milho”.
As pamonhas serão fornecidas por uma empresa terceirizada, responsável pela distribuição após vencer a licitação para prestar o serviço. A quantidade de ingredientes necessária para fazer a iguaria não foi divulgada.
600 kg de bolo para a população
Diversos servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão envolvidos na preparação do bolo, que começou nesta sexta-feira (23). Os 10 mil pedaços representam aproximadamente 600 quilos de bolo.
Tradicionalmente, o bolo servido no aniversário de Patos de Minas é de milho. No entanto, como este ano a pamonha já estará presente no evento, a Prefeitura optou por um recheio de doce de leite com coco.
Para a massa, serão utilizados 100 kg de farinha de trigo, 90 kg de açúcar, 1.800 ovos, 5 kg de fermento em pó e 200 litros de leite. No recheio, serão usados 20 kg de coco ralado e 200 kg de doce de leite.
LEIA TAMBÉM:
Sabores de Minas: conheça o mutirão 'Pamonhadas que reúne famílias da região
Bolacha, bolo e terrine de queijo: confira receitas de cozinheiros do Triângulo com o ingrediente preferido dos mineiros
Confira a programação do aniversário da Capital do Milho
No sábado, a programação comemorativa pelos 133 anos de Patos de Minas começa às 8h, com uma sessão cívica na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao antigo Fórum. Às 8h30, na Rua José de Santana, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Major Gote, começa a distribuição do bolo de aniversário e das pamonhas.
O desfile cívico-militar e estudantil, previsto para começar às 9h30 na Avenida Getúlio Vargas, encerra as festividades destinadas à população.
Patos de Minas celebra 133 anos com programação especial
? Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
E

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar