Linnpy

G
G1
3h

Ponto luminoso se move no céu e desperta curiosidade em Goiás; entenda o motivo

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Ponto luminoso se move no céu e desperta curiosidade em Goiás; entenda o motivo
'Bola de fogo' foi vista em cidades como Goiânia, Goianápolis e Morrinhos. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), o objeto foi identificado como o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX. Ponto luminoso se move no céu e desperta curiosidade em Goiás
Um ponto luminoso se movendo no céu chamou a atenção e despertou a curiosidade de moradores de Goiás, na noite de quarta-feira (14). Nas filmagens obtidas pela TV Anhanguera, é possível ver que a “bola de fogo” foi vista em cidades como Goiânia, Goianápolis e Morrinhos (entenda o motivo abaixo).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Entre as especulações dos goianos estavam as hipóteses de meteoro, cometa e lixo espacial. Em um dos vídeos que registraram o momento em que a luz cruzou o céu, um morador questionou: "Passando aqui na roça. Olha lá! Alguém sabe o que é isso aí, gente?".
“O que foi isso que cruzou o céu de Goiânia?”, escreveu um internauta no X, antigo Twitter. Segundo ele, o ponto de luz durou cerca de três minutos. “Aqui no Goiás foi gigante. Achei que era o fim do mundo”, mencionou outro.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Meteoro é flagrado cruzando o céu de Goiânia
Cometa raro é filmado cruzando o céu de Goiânia
Chuva de meteoros e ‘cometa do diabo’ podem ser vistos em Goiás; saiba como
Meteoro ou lixo espacial?
Ponto luminoso chama a atenção de moradores em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Inicialmente, foram levantadas duas possibilidades: a de meteoro e lixo espacial. Para o astrônomo e professor Daniel Vinhal, o rastro luminoso poderia ser a passagem de um possível meteoro, “que são rochas espaciais que cruzam o céu a uma velocidade aproximada de 28 mil km/h”, explicou, em entrevista à TV Anhanguera.
No entanto, a principal possibilidade era a de lixo espacial, que é um "fragmento de um equipamento aeroespacial que pode ter reentrado na terra, deixando no céu esse rastro que impressiona”, destacou o especialista.
Além de Goiás, o ponto de luz também pode ser visto em Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e no Mato Grosso.
Objeto identificado
De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), após receberem inúmeros relatos e vídeos que registraram o momento, fizeram uma análise detalhada da trajetória do objeto, e confirmaram a hipótese de lixo espacial.
"As imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum", explicaram.
Com a análise dos dados, a BRAMON identificou que o ponto luminoso corresponde ao corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108. Segundo a rede, o foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8.
"Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira", pontuou a BRAMON.
? Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar