Linnpy

G
G1
19h

Conselho Municipal do Audiovisual ocupa Museu da Imagem e do Som e divulga programação para reabertura no aniversário de Teresina; confira

Conselho Municipal do Audiovisual ocupa Museu da Imagem e do Som e divulga programação para reabertura no aniversário de Teresina; confira
Museu da Imagem e do Som (MIS) Poeta Torquato Neto, em Teresina (PI)
Ascom FMC
O Conselho Municipal de Políticas Públicas do Audiovisual, vinculado a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), divulgou nesta quarta-feira (30) a programação de reabertura do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Teresina. No aniversário da capital, 16 de agosto, o museu vai exibir dois curtas metragem, com apresentações artísticas, exposição, oficinas e shows culturais.
Segundo a membra do conselho e produtora audiovisual, Mariana Medeiros, após a FMC ocupar apenas o terceiro andar do museu, a área administrativa, os outros setores do prédio ainda ficaram sem finalidade. Por isso o Núcleo Criativo Chagas Junior foi criado para autogerir e promover a reabertura do MIS.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"O núcleo ocupou o térreo do MIS, onde o primeiro evento, o evento de reabertura cultural do museu, vai ser realizado. Para a autogestão foram criados seis grupos de trabalho, uma forma que a gente achou de se organizar politicamente. Já temos um cronograma semestral, uma parte das atividades que a gente quer realizar ao longo do ano", explicou Mariana.
Os grupos de trabalho do Núcleo Chagas Jr são: Fomento, Formação, Exibição, Diversidade, Governança e Empreendedorismo, responsáveis por planejar e executar ações em sua área, com apoio de uma coordenação eleita. Conforme Mariana, a FMC informou que os outros três andares ainda não podem ser ocupados devido a questões estruturais.
Ao todo, o prédio conta com a seguinte estrutura:
Térreo: galeria multiuso e sala de vídeo com 96 lugares, equipada com projetores e sistema de som;
1º andar: galeria expositiva, atualmente com mostra dedicada a Torquato Neto;
2º andar: salas destinadas a oficinas e atividades de formação;
3º andar: sede administrativa da Fundação Monsenhor Chaves;
4º andar: espaço com mezanino e vista para parte do Centro da cidade, projetado para abrigar um restaurante.
A ação de reativação do espaço articulada pelo Núcleo Criativo conta também com apoio de artistas, realizadores e coletivos locais.
Programação do Aniversário de Teresina
A programação completa de reabertura do MIS, no dia 16 de agosto, ainda será divulgada oficialmente. Mas o núcleo disponibilizou para o g1 a proposta do evento em comemoração do aniversário da cidade:
Oficinas pela manhã com realizadores locais;
Exposição sobre a história do cinema teresinense durante o dia;
Sessão de curtas Boi de Salto (primeiro filme de ficção da cineasta e artista visual Tássia Araújo) e Boi Romeiro (documentário da jornalista Milena Araújo) no início da noite;
Evento cultural com música e roda de conversa na cobertura do prédio.
O evento será também um marco simbólico da nova fase do museu, segundo a produtora Mariana Medeiros, dando início à sua ocupação ativa mesmo com limitações estruturais.
Arranjo Regional
Museu da Imagem e do Som (MIS) Poeta Torquato Neto, em Teresina (PI)
Ascom FMC
Umas das pautas do Núcleo Criativo Chagas Júnior, conforme Mariana, é a adesão do Piauí à política pública dos Arranjos Regionais. A proposta visa investir R$ 30 milhões no desenvolvimento do setor audiovisual em todo o país através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine.
O edital, com inscrições abertas até 18 de agosto, é destinado a órgãos e entidades públicas estaduais e municipais de cultura das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de capitais e cidades
"Durante a reunião mais recente, foi sugerida a criação de uma campanha informativa e mobilizadora, incluindo vídeos curtos, hashtags nas redes sociais e notas para a imprensa, destacando a importância da adesão do estado e da atuação do governador na viabilização do processo", destaca Mariana.
A produtora acredita que com a adesão dessa política pública, as atividades no MIS e em todos os setores do audiovisual no Piauí podem garantir recursos estratégicos para o setor.
Reforma e coletivo cultural
O prédio que agora abriga o MIS já funcionou como um banco e foi a sede da Câmara Municipal de Teresina.
Em 2015 e 2016, o coletivo cultural Salve Rainha realizou várias edições do evento no local. As edições do Salve Rainha aconteciam em lugares negligenciados pelo poder público, como era o prédio do novo museu. Devido à popularidade dos eventos, alguns desses locais foram reformados.
LEIA TAMBÉM:
MIS é usado como sede de órgão e segue fechado ao público 6 meses após inauguração
Prefeitura vincula MIS à FMC; espaço segue sem previsão de abertura
O jornalista Francisco das Chagas Júnior, um dos idealizadores do coletivo, chegou a ter seu nome cogitado para batizar o museu. Ele morreu em um acidente de trânsito na Avenida Miguel Rosa, no Centro da capital, em junho de 2016.
Dias depois, a Câmara de Teresina aprovou um requerimento apresentado pelo vereador Dudu Borges (PT) para homenageá-lo no espaço. Na época, o então prefeito Firmino Filho (PSDB) também expressou seu apoio à ideia. Contudo, o MIS acabou sendo batizado com o nome de Torquato Neto.
Galerias Relacionadas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar