Linnpy

G
G1
7h

Vc viu? Mulher atropela grupo em Balsas, jovem é morta enquanto amamentava filho, réu foge enquanto era julgado e outras notícias da semana no g1 MA

Vc viu? Mulher atropela grupo em Balsas, jovem é morta enquanto amamentava filho, réu foge enquanto era julgado e outras notícias da semana no g1 MA
Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Veja as notícias da semana no g1 MA
Reprodução/TV Mirante
Confira o resumo completo das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 18 a 25 de maio.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (18)
Carro ficou preso em parte da grade de proteção da avenida
Reprodução/Redes Sociais
O motorista de um carro perdeu o controle e o veículo colidiu, nas primeiras horas da manhã deste domingo (18), contra a grade de proteção da Avenida Carlos Cunha, no bairro Jaracaty, em São Luís. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o acidente aconteceu próximo a Casa da Mulher Brasileira. Após a colisão, o motorista abandonou o veículo e fugiu do local.
Por conta da colisão, parte do veículo ficou presa na grade de proteção da avenida e a frente do carro ficou destruída. Segundo a SMTT, uma equipe foi acionada e agentes estiveram no local para fazer a perícia, disciplinar o trânsito e fazer a remoção do veículo da área.
Segunda-feira (19)
Motorista em alta velocidade atropela grupo e mata jovem de 18 anos em Balsas
Uma jovem morreu e sete pessoas ficaram feridas após serem atropeladas por uma caminhonete em alta velocidade na tarde desse domingo (18), em Balsas, no sul do Maranhão. O acidente aconteceu na Avenida Francisco Lima, no bairro São Luís, enquanto o grupo caminhava pela via.
O grupo caminhava pela calçada, de costas para o sentido da via, quando foi surpreendido pelo veículo em alta velocidade. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do acidente. Veja acima.
A vítima foi identificada como Maria Eduarda Silva, de 18 anos, mãe de uma das crianças atingidas. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu ao dar entrada no Hospital Municipal de Balsas.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), três ambulâncias foram mobilizadas para atender as vítimas. Sete pessoas foram levadas para o hospital, incluindo três crianças. Pelo menos três delas permanecem internadas em estado estável.
A irmã da vítima, identificada como Maria Aparecida Silva, segue internada na sala vermelha do Hospital Municipal de Balsas.
A condutora da caminhonete, identificada como Maria do Perpétuo Socorro Cardoso Weiler, permaneceu no local e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Equipes do Samu relataram que a mulher apresentava sinais de embriaguez. Ela foi presa em flagrante e deve prestar depoimento na manhã desta segunda-feira (19).
A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias do acidente.
Jovem é morta a tiros enquanto amamentava filho de 3 meses em Viana
Reprodução/TV Mirante
Uma jovem de 19 anos foi assassinada a tiros na noite de sábado (18), enquanto amamentava o filho de apenas três meses, em casa, na cidade de Viana, a 220 km de São Luís. A vítima foi identificada como Davylla Carvalho Matos.
Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 21h, quando um homem invadiu a residência e efetuou vários disparos de arma de fogo contra a jovem. Davylla foi atingida por pelo menos quatro tiros e morreu no local, antes da chegada do socorro. O bebê não ficou ferido.
Moradores da vizinhança relataram ter ouvido os disparos e encontraram a jovem já sem vida. A Polícia Militar foi a primeira a chegar ao local e isolou a área para o trabalho da perícia.
De acordo com as primeiras informações apuradas pela polícia, a vítima tinha passagens pela polícia por envolvimento em crimes, incluindo roubo à mão armada, e mantinha ligações com um grupo criminoso. No entanto, outras hipóteses sobre a motivação do crime também estão sendo investigadas.
Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e localizar os responsáveis pelo crime.
Terça-feira (20)
Amanda Seixas, a 1ª mulher a conseguir ingressar na Rotam, no Maranhão
Arquivo pessoal
O Maranhão já tem a primeira mulher dentro da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), após concluir o curso de um dos grupamentos da Polícia Militar mais difíceis de acessar dentro da corporação.
Se trata da Amanda Seixas, de 33 anos, que concluiu o curso no último fim de semana, após 70 dias de preparação e de dedicação que incluíam atividades intensas de tiro, abordagens, dentre outras práticas policiais. Foram 70 militares inscritos e apenas 33 aprovados.
"Não deixe que digam onde é o seu lugar! 1º mulher Raiada do Maranhão. Que cada mulher se sinta empoderada para seguir seus sonhos, alcançar seus objetivos e mudar o mundo", declarou Amanda, após a conclusão do curso.
Contexto ?: A Rotam é a unidade da PM focada no patrulhamento motorizado e a realização de abordagens rápidas, em apoio a unidades locais. Atua principalmente em operações especiais para coibir crimes violentos e de maior complexidade, como tráfico, saidinhas bancárias, e sequestro relâmpago, atuando em áreas vulneráveis em São Luís e no interior do Maranhão.
Durante o curso para ingressar na Rotam, foi necessário passar por várias etapas, incluindo preparo físico, estudos e controle emocional.
"Muitas etapas físicas me exigiram bem mais, por conta da minha fisiologia feminina. Mas eu tinha que superar essas questões se quisesse continuar no meu objetivo. Também tivemos perdas de caras bons de físico, mas o mental faltou", relata a nova 'Raio Mortal', como são denominados os integrantes da Rotam.
‘Língua negra’ é registrada na praia do Olho d'Água, em São Luís
Adriano Soares/TV Mirante
No início da tarde desta terça-feira (20), uma enorme mancha escura foi registrada na praia do Olho d'Água, em São Luís.
A água escura aparenta ser esgoto in natura lançado no mar. Segundo o jornalista da TV Mirante Adriano Soares, que fez o registro em vídeo do local, a água estava com forte odor de esgoto (veja as imagens acima).
Ao g1, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) informou que uma equipe técnica foi enviada ao local para apurar os fatos e realizar a coleta de amostras de água, com o objetivo de identificar a origem e a composição do material lançado no mar.
A Sema destacou, também, que "realiza, de forma contínua, o monitoramento da balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís. Qualquer irregularidade identificada é imediatamente comunicada aos órgãos competentes para que sejam adotadas as devidas medidas corretivas, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental e com a saúde pública".
Já a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) afirmou que vem "desenvolvendo um trabalho sistemático de interceptação e limpeza para evitar o despejo irregular de esgoto nas áreas de praia, bem como o surgimento de fenômenos como línguas negras, que ocorrem em período de chuvas, cuja formação é atribuída ao arrasto de materiais orgânicos como vegetais em decomposição e restos de materiais descartados de forma irregular, que se sedimentam ao longo dos cursos de água dos rios que chegam até o fronte de praia".
A Caema disse, ainda, que equipes técnicas da empresa realizam, sistematicamente, inspeções e limpeza em ramais de esgoto como medida de caráter preventivo, reduzindo o efeito do descarte incorreto e garantindo praias limpas, com balneabilidade.
Quarta-feira (21)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Divulgação/UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade (ProPPL), que vai oferecer 60 vagas no curso de bacharelado em Serviço Social. As inscrições vão até o dia 27 de junho.
➡️ A iniciativa é voltada exclusivamente para mulheres que estão presas na Unidade Prisional Feminina de São Luís e para pessoas egressas do sistema prisional maranhense.
? Egressos do sistema prisional são pessoas que já cumpriram pena e não estão mais presas, podendo ter saído em liberdade condicional, após progressão de regime ou por decisão judicial. O termo abrange todos aqueles que passaram pelo sistema carcerário e agora estão em processo de reintegração à sociedade.
O curso será presencial, gratuito e ofertado no turno noturno, com 30 vagas destinadas à turma do Complexo Penitenciário de São Luís e outras 30 no prédio do Curso de História da UEMA, localizado no Centro Histórico da capital.
As pessoas privadas de liberdade que forem matriculadas no curso poderão, caso haja mudança no regime de cumprimento de pena ou em sua condição processual, migrar de uma turma para a outra, entre a oferecida no Complexo Penitenciário e a ofertada no prédio da UEMA, sem que isso represente qualquer prejuízo acadêmico ou perda do vínculo com o curso.
O objetivo é promover a formação profissional e a reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Quem pode participar?
Pessoas privadas de liberdade na Unidade Prisional Feminina de São Luís;
Egressos do sistema prisional maranhense (quem já cumpriu pena, mesmo que parcialmente, em regime fechado);
Candidatos que tenham concluído o ensino médio;
Candidatos sem matrícula ativa em instituições públicas de ensino superior.
Seleção
Os candidatos podem se inscrever em uma das seguintes modalidades de avaliação:
Nota do Enem (edições de 2020 a 2024);
Histórico Escolar do Ensino Médio;
Nota do Encceja (edições de 2020 a 2024).
A seleção será feita com base nas notas apresentadas de acordo com a modalidade escolhida e, em caso de empate, serão considerados critérios como maior nota em Língua Portuguesa ou redação, maior nota em Matemática e maior idade.
O resultado preliminar será divulgado no dia 4 de julho e a matrícula dos aprovados ocorrerá entre os dias 14 e 18 do mesmo mês. As aulas estão previstas para começar no dia 21 de julho.
Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, pelo site.
No momento da inscrição, é necessário:
Preencher o formulário eletrônico;
Anexar os documentos exigidos (como identidade, comprovante de escolaridade, boletim ou histórico);
Responder ao questionário socioeconômico e cultural disponível no site.
Quinta-feira (22)
Homem é preso suspeito de chantagear mulheres com conteúdo íntimo no interior do Maranhão
Um homem foi preso em flagrante, suspeito de chantagear mulheres com a divulgação de conteúdos íntimos, na cidade de Santa Luzia do Paruá, a cerca de 270 km de São Luís.
Segundo a polícia, ele se aproximava das vítimas por redes sociais ou aplicativos de mensagens, conquistava a confiança delas e, depois de obter imagens íntimas, passava a fazer ameaças.
De acordo com as investigações, o suspeito exigia que as vítimas entregassem dinheiro ou aceitassem manter relações sexuais com ele para que o material não fosse divulgado. Uma das mulheres, que já havia tido conteúdos expostos nas redes sociais, decidiu denunciar o caso à polícia.
Na última segunda-feira (19), os investigadores montaram uma operação em que a vítima marcou um encontro com o suspeito em uma churrascaria da cidade. No momento em que os dois conversavam, os policiais chegaram ao local e deram voz de prisão. O homem ainda tentou fugir ao perceber a aproximação da equipe, mas foi preso.
A vítima relatou que vinha sofrendo tortura psicológica e decidiu procurar ajuda após não suportar mais as ameaças.
O caso está sendo investigado com base na Lei Carolina Dieckmann, que trata de crimes envolvendo invasão de dispositivos eletrônicos e divulgação não autorizada de conteúdos íntimos. A pena para esse tipo de crime pode chegar a até 10 anos de prisão.
O homem foi conduzido à delegacia para prestar mais esclarecimentos e, em seguida, encaminhado para uma unidade prisional da região.
Sexta-feira (23)
Ex-prefeito de Santa Inês é preso após condenação por estupro e ter recurso negado
A Policia Civil prendeu na noite dessa quinta-feira (22) o ex-deputado federal e ex-prefeito de Santa Inês, José Ribamar da Costa Alves, de 70 anos. O médico cardiologista, foi preso na cidade de Nova Olinda, onde atendia pacientes em uma unidade de saúde local.
Ribamar Alves foi condenado em 2022 a oito anos de prisão por estupro. O crime aconteceu em 2016, durante o seu último ano como prefeito. Ele recorreu da decisão em liberdade, mas teve o pedido negado recentemente, o que levou à emissão do mandado de prisão.
A prisão foi feita por agentes da Delegacia Regional de Santa Inês. O ex-prefeito será levado ao sistema prisional para cumprir a pena.
MA registra 1.159 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave só em 2025
Reprodução/TV Mirante
O Maranhão já registrou 1.159 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) só neste ano, sendo mais de 737 casos em São Luís, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Os idosos e as crianças são as principais vítimas da doença, e a baixa procura pela vacinação tem contribuído para o avanço da SRAG.
Segundo a Prefeitura de São Luís, na rede municipal de saúde há 345 pacientes internados ou em acompanhamento médico por conta da doença. O Hospital da Criança, considerado referência no atendimento a criança com sintomas gripais mais graves, está lotado.
Para conter o que especialistas classificam como epidemia, no Maranhão houve a ampliação de leitos nos três principais hospitais públicos da rede estadual de saúde, que funcionam em São Luís.
Foi também reforçado o efetivo médico em UPAs e outras unidades de triagem, além de campanhas de vacinação por toda a cidade.
Segundo o médico infectologista Antônio Augusto, os picos de SRAG são registrados de forma sazonal, principalmente entre os meses de março e maio, justamente o período de chuvas mais intensas no estado. Para ele, a alta de casos esta relacionada a vacinação tardia da população que, mesmo com as vacinas disponíveis, não procurou se imunizar com antecedência.
“A questão é que as pessoas estão se vacinando tardiamente. Todo ano no Brasil a vacina é atualizada para os tipos (de vírus) que estão circulando, e a vacinação ela normalmente é iniciada no primeiro semestre, então a vacina já está disponível há um bom tempo nos postos de saúde. O que acontece é que a cobertura está baixa”, analisou o infectologista
Entre os grupos de risco estão, principalmente, idosos e crianças. Nas cidades de Poção de Pedras e Esperantinópolis as aulas na rede pública foram suspensas, como forma de conter o avanço da doença. Em Lago da Pedra, as visitas hospitalares foram canceladas.
Essas três cidades vão receber equipes da vigilância sanitária, que vai investigar os surtos.
Sábado (24)
Réu por homicídio foge do tribunal antes da sentença e vira foragido da Justiça em Bacabal
Na última sexta-feira (23), um réu por homicídio conseguiu fugir do Fórum de Bacabal, a cerca de 240 km de São Luís, enquanto era julgado em júri popular. Ele acabou condenado a 17 anos e seis meses de prisão e se tornou foragido da Justiça.
Segundo as investigações, Valdenilson Sales dos Santos matou um gerente de farmácia, em 2012, após uma discussão no trânsito. Ele agrediu a vítima, Fagner da Cruz, e depois o assassinou com um tiro de arma de fogo.
Cerca de 13 anos após o crime, Valdenilson respondia ao processo em liberdade e não havia nenhuma medida que o impedisse de circular livremente no fórum, segundo a 2ª Vara Criminal de Bacabal. Segundo testemunhas, ele também participou e assistiu normalmente a todo o julgamento.
No entanto, no momento que os jurados se reuniram para deliberar, muitas pessoas saíram do fórum e Valdenilson se misturou ao público e deixou o local sem ser notado.
A ausência só foi percebida na hora da leitura da sentença. Diante da constatação da fuga, a juíza Márcia Daleth Gonçalves Garcez expediu imediatamente o mandado de prisão.
Valdenilson está sendo procurado e a polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro do condenado seja repassada, inclusive de forma anônima. O sigilo também é garantido.
A denúncia pode ser feita pelos telefones: (98) 3223-5800 (na capital), 0300 3135 800 (no interior) ou (98) 99224-8660 (whatsapp).

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar