Linnpy

G
G1
4h

Carlos Lemos, arquiteto, professor emérito da USP e parceiro de Niemeyer no Copan, morre aos 100

Carlos Lemos, arquiteto, professor emérito da USP e parceiro de Niemeyer no Copan, morre aos 100
Arquiteto Carlos Lemos morreu em São Paulo aos 100 anos
Reprodução/Instagram FAU-USP
O arquiteto e professor emérito Carlos Alberto Cerqueira Lemos morreu nesta quarta-feira (6) aos 100 anos, em São Paulo. A morte foi comunicada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A causa não foi divulgada.
Titular aposentado da instituição, Lemos dedicou quase 60 anos à história da arquitetura brasileira e à preservação do patrimônio cultural.
"A FAU-USP manifesta os mais sinceros sentimentos à família de Carlos Lemos e exalta a excepcionalidade de sua trajetória", divulgou a faculdade nas redes sociais.
Em 2022, Carlos Lemos recebeu da FAU-USP o título de professor emérito. Parte significativa de sua produção bibliográfica está disponível na biblioteca da faculdade.
Já no setor de materiais iconográficos, há destaque para o emblemático projeto do Edifício Copan, com 1.189 pranchas. Também integram o acervo o anteprojeto do MAC-USP (1983), o projeto do Edifício Bradesco na Avenida Ipiranga (1964) e cerca de 4 mil registros fotográficos produzidos por ele, disponíveis como diapositivos (slides).
Ainda conforme a faculdade, Carlos Lemos começou como assistente de aulas práticas da cadeira de Teoria da Arquitetura e passou a atuar na área de História da Arquitetura com a reforma curricular de 1962 e a criação do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto em 1969, conforme relembrou o professor Hugo Segawa.
Segawa também definiu Lemos como “um escritor e narrador, cujo apreciável manejo de palavras, com a coloquialidade que importunava acadêmicos enrustidos, introduzia e facilitava a compreensão da arquitetura e novos e complexos temas que emergiam nos anos 1980 para os leitores, especializados ou não”.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar