Linnpy

G
G1
4h

Vídeo falso feito por IA usa imagem de Arcebispo de MG para pedir dinheiro para tratamento de criança doente

Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Deixe suas redes sociais por nossa conta. 10 artes para redes sociais apenas R$149,90
BID Midia Patrocinado
Vídeo falso feito por IA usa imagem de Arcebispo de MG para pedir dinheiro para tratamento de criança doente
Arquidiocese de Pouso Alegre classificou o episódio como "violação dos direitos de personalidade e um desrespeito à dignidade do nosso bispo" e fez boletim de ocorrência com pedido para tirar a página do ar. Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre
Reprodução redes sociais
A Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) fez um alerta sobre um vídeo de um susposto golpe em circulação nas redes sociais que usa a imagem do arcebispo metropolitano é Dom José Luiz Majella Delgado. A montagem mostra uma criança debilitada e o arcebispo pedindo contribuições para o seu tratamento.
? Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com a Arquidiocese, o vídeo que mostra o arcebispo paramentado na cor vermelha, com uma voz que não é a dele, tendo ao fundo, aparentemente, o túmulo dos apóstolos, em Roma, pedindo auxílio monetário para tratamento de saúde de uma criança hospitalizada é falsa e produzida por Inteligência Artificial (IA).
"Pede-se desconsiderá-la e não propagar tal mensagem em redes sociais, imprensa, meios de comunicação em geral. Lamenta-se tal situação, e, em paralelo, informamos que já estão sendo adotadas as medidas legais cabíveis para solucionar tal problema", afirmou o comunicado.
A Arquidiocese tomou conhecimento do vídeo por volta das 17h desta terça-feira (20) e classificou o episódio como "violação dos direitos de personalidade e um desrespeito à dignidade do nosso bispo".
Montagem feita por IA coloca arcebispo de Pouso Alegre pedindo donativos para tratamento de criança
Reprodução redes sociais
O jurídico da Arquidiocese registrou um boletim de ocorrência com pedido para que o conteúdo seja apagado e a página derrubada.
De acordo com a Polícia Civil, até o início da noite, a publicação já tinha 1,1 mil visualizações, mas não seria possível haver vítimas porque o suposto site de ajuda não tem ferramentas para o envio de dinheiro.
É a primeira vez que a Arquidiocese de Pouso Alegre é usada em golpes.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar