Linnpy

G
G1
8h

Fortaleza vira pista de corrida em game com cenários da cidade e trilha sonora de forró: veja vídeo

Fortaleza vira pista de corrida em game com cenários da cidade e trilha sonora de forró: veja vídeo
Game desenvolvido no ceará tem lançamento previsto para 2026 na Steam, uma das maiores plataformas de jogos do mundo. Cearenses criam jogo de corrida com cenários de Fortaleza e trilha sonora de forró
A notificação apita: um passageiro está chamando. O objetivo é chegar rapidamente ao destino, ganhar dinheiro e vencer a competição de outros motoristas. Para isso, o condutor vai acelerar pelas ruas de Fortaleza, ao som de forró e baião, enquanto tenta desviar de outros carros e pedestres. Essa é a premissa do jogo 85Top: Traffic Madness, desenvolvido por cearenses e com lançamento previsto para 2026 na Steam, uma das maiores plataformas de games do mundo.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O 85Top é um jogo de corrida estilo arcade inspirado no "Crazy Taxi", lançado em 1999. O game cearense é produzido pelo desenvolvedor cearense José Carlos, de 33 anos, e sua equipe da Action 5 Studio, composta por oito pessoas.
Nos cenários do jogo, estão pontos marcantes da cidade de Fortaleza, como a Praça do Ferreira e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Mas as opções e cenários aumentam: conforme avança pelas fases, o motorista ganha acesso a outros bairros, como Messejana e Meireles.
"Sobe no carro, liga o som e pisa sem dó, porque o centro de Fortaleza virou sua pista de corrida! Em 85Top, você é um motorista de aplicativo em uma cidade quente, caótica, vibrante — e absolutamente real. Aqui, o passageiro chama e quem chegar primeiro leva. A disputa é acirrada, o forró não para, e a buzina é quase sua arma secreta", descreve a página do jogo na plataforma Steam.
Atualmente, o jogo ainda está em fase de desenvolvimento. Um dos pontos a serem trabalhados é a trilha sonora. Embora tenha o forró como símbolo, a ideia é que as músicas tocadas no carro conduzido pelo jogador sejam de vários gêneros musicais brasileiros, como samba, frevo e funk.
Jogo 85Top: Traffic Madness tem cenários de Fortaleza como pano de fundo
Divulgação
José Carlos trabalha com a criação de jogos desde 2018 e já publicou outros games. A ideia de desenvolver o 85Top: Traffic Madness surgiu em 2023 por meio de um edital estadual para as artes, financiado pela Lei Paulo Gustavo. O dinheiro saiu no segundo semestre de 2024, a partir do qual o jogo começou a ser desenvolvido.
Nesse processo, José Carlos ingressou no curso Publicação de Jogos Digitais da Universidade do Trabalho Digital (UTD), um programa da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) em parceria com o Google Academy.
A formação envolve técnicas de marketing e dicas do próprio universo gamer para tornar o jogo mais atrativo para possíveis compradores. Uma das ideias, por exemplo, foi justamente criar uma página na Steam, uma das plataformas de jogos mais populares do mundo.
“É um jogo para PC que será lançado oficialmente em 2026, mas já tem uma página na Steam, onde pode ser adicionado à lista de desejos dos jogadores. Quando for lançado, a própria plataforma notifica os interessados”, explica José Carlos.
Cearense José Carlos Oliveira é desenvolvedor do jogo 85Top: Traffic Madness
Arquivo pessoaç
Um mercado de oportunidades
O desenvolvedor Gabriel Luiz, conhecido Gabas, é professor no curso de Publicação de Jogos Digitais da UTD, do qual José Carlos foi aluno. Ele explica que a formação surgiu a partir da necessidade de ensinar os desenvolvedores a fazer com que seus jogos chegassem ao público.
"Eu, como desenvolvedor, também via essa carência. O desenvolvedor fazia o jogo, lançava sem nenhum planejamento, não vendia nada, porque não tem uma preparação, e se frustrava e acabava saindo do mundo do desenvolvimento", destaca Gabas.
"Quando você pensa o jogo como um produto, você desenvolver um jogo é só o primeiro passo. Então o curso de publicação de jogos digitais surgiu mais com essa ideia de qual seria esse próximo passo. Além do desenvolvimento, preparar o jogo para o mercado, [...] a gente fala de técnicas de como fazer o lançamento do jogo, como preparar o seu jogo nas melhores lojas", detalha.
Conforme o professor, embora as grandes empresas do mercado de games estejam passando por solavancos, o cenário é de oportunidade para pequenas empresas e mercados emergentes, como é o Brasil e, particularmente, o Ceará.
Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, é um dos cenários do jogo 85Top: Traffic Madness
Divulgação
Ele destaca, por exemplo, iniciativas como o Plano Setorial da Indústria de Jogos, lançado pelo Sebrae Ceará em 2023; a publicação de editais públicos com opções para desenvolvedores de jogos; e a própria organização dos desenvolvedores, que fundaram a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende).
"Além de criativos, nós temos uma qualidade muito alta. E uma mão de obra relativamente barata se a gente for pegar outras partes do mundo. Então, a gente tem um custo-benefício muito alto. Até se não for prestando serviço [para grandes empresas], nossos jogos também são muito bons e muito baratos também", avalia o professor e desenvolvedor.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar