Linnpy

G
G1
6h

Piracicaba e Limeira ficam abaixo da meta de alfabetização infantil, diz Inep

Piracicaba e Limeira ficam abaixo da meta de alfabetização infantil, diz Inep
Cidades apresentaram leve melhora de 2023 para 2024, mas não alcançaram objetivos estabelecidos. Os dados são do índice Criança Alfabetizada. Piracicaba (SP) e Limeira (SP) não conseguiram atingir a meta de crianças até sete anos que conseguem ler, escrever e ter compreensão básica nos textos. Os dados são do índice Criança Alfabetizada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), do Ministério da Educação (Mec).
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Piracicaba
Piracicaba apresentou melhora nos indicadores, mas ainda ficou abaixo da meta estabelecida para 2024.
Em 2023: 54,7% das crianças de até 7 anos estavam alfabetizadas
Em 2024: 55,08%
Meta para 2024: 58,93%
Limeira
Limeira também registrou avanço nos índices, mas não atingiu a meta estipulada.
Em 2023: 62,4% das crianças de até 7 anos estavam alfabetizadas
Em 2024: 62,75%
Meta para 2024: 65,28%
Taxa de alfabetização em Campinas está abaixo da meta
Reprodução/EPTV
O que é alfabetização
Alfabetização é muito mais do que saber ler e escrever de maneira literal. Ser alfabetizado é compreender o contexto das frases e interpretar o significado das palavras de acordo com a situação. É o que explica a pedagoga Lucilaine Zampolim, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
“Por exemplo, se ouvimos um torcedor dizer ‘Vai, Brasil!’, conseguimos entender que a função da palavra ‘Brasil’ nessa frase, que é diferente de quando eu uso na frase ‘Eu moro no Brasil’. Esperamos que a criança, quando escuta o torcedor que diz ‘Vai, Brasil!’, por mais criativa que ela seja, que ela não espere a imagem do país indo para algum lugar. Essa percepção do contexto em que a palavra está inserida é uma das bases da alfabetização para a criança já desde a primeira infância”, explica Zampolim.
A pedagoga acrescentou que o processo de alfabetização começa com o primeiro contato da criança com o mundo letrado.
“É uma criança que veio de uma realidade de creche e já lidava com livros, com letras desde muito cedo? Ou é uma criança que foi inserida nesse mundo um pouco mais recentemente? Isso é um fator que impacta nesse processo de alfabetização.”, informa a Zampolim.
Ministério da Educação (MEC)
Agência Senado/ Divulgação
Impactos
Não saber ler e escrever com clareza compromete a autonomia pessoal. Foi o caso da aposentada Fátima Alves, de 70 anos, que enfrentava dificuldades para pegar um ônibus ou manusear o próprio dinheiro.
“Era a coisa mais difícil que tinha para mim. Muito difícil. Eu não ia [pegar ônibus ou à padaria], eu tinha vergonha”, informa Fátima.
A realidade dela mudou após se alfabetizar por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O que dizem as prefeituras locais
A Prefeitura de Limeira informou que o município formalizou a adesão ao Programa de Alfabetização, promovido em parceria com o Estado de São Paulo e com o governo federal para melhorar a qualidade do ensino básico dos alunos.
Já a prefeitura de Piracicaba afirmou que os dados são referentes ao período de 2024 e que a atual gestão trabalha para melhorar esse índice no próximo período.
Entrada da Secretaria de Educação de Piracicaba (SP)
Yasmin Moscoski/g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar