Linnpy

G
G1
3h

É #FAKE que homens vistos em vídeo do 8 de Janeiro sejam agentes de segurança infiltrados

Precisa de se destacar nas redes sociais.
Precisa de se destacar nas redes sociais.
Conheça nossos planos de gestão de mídias sociais a partir de R$590,00 mês. Entre em contato
BID Mídia Patrocinado
É #FAKE que homens vistos em vídeo do 8 de Janeiro sejam agentes de segurança infiltrados
Homens que aparecem no circuito interno do Palácio do Planalto são oficiais do Exército e servem no Batalhão da Guarda Presidencial; veja o passo a passo da checagem. Vídeo não mostra cenas inéditas do 8 de janeiro
g1
Circula nas redes sociais um vídeo com imagens do circuito interno do Palácio do Planalto gravadas em 8 de janeiro de 2023. Segundo publicações virais, as cenas permaneceram "ocultas" e indicam dano ao patrimônio público causado por agentes de segurança infiltrados. É #FAKE.
selo fake
g1
? O que diz a publicação?
Publicado em 23 de maio de 2025 no X, o vídeo já alcançou passou de 500 mil visualizações e mostra um homem reagindo às imagens registradas por uma câmera de segurança do Palácio do Planalto, durante a invasão do prédio no início de 2023.
A legenda da publicação diz: "Novas imagens do dia 8 de janeiro. Homens armados e fardados montando uma falsa destruição?".
Nas cenas, é possível ver pessoas vestindo fardas militares. Uma delas aparece abrindo gavetas, derrubando uma mesa e usando o pé para espalhar objetos. O móvel é, então, colocado na entrada de um lance de escadas.
O homem que reage ao vídeo diz: "Deem uma olhada nisso. Agora, está explicado por que as imagens não apareciam. Olha por que tanta resistência para divulgar as imagens. Centenas de patriotas desarmados presos, enquanto os únicos armados dentro do Planalto estava fazendo isso [aponta para os oficiais na câmera]. Olhem isso, assista, isso é muito grave. Estou peticionando no processo pedindo anulação e a liberdade dos patriotas. Isso daqui é inadmissível, criminoso. Está clara a grande armação aos patriotas. Esses processos são todos nulos" .
⚠️ Por que a publicação é falsa?
Uma sindicância concluída em junho de 2023 pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o órgão que cuida da segurança do Executivo, aponta que os homens que aparecem no vídeo são oficiais de baixa patente do Exército trabalhando para o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).
Segundo o documento, os agentes não forjaram destruição, mas, sim, usaram um móvel para impedir a circulação dos golpistas – que já tinham destruído, entre outros bens, o relógio do século XVI que estava no 3º Andar do Palácio do Planalto.
Vídeos com a invasão do Planalto, bem como a atuação de agentes do GSI no prédio, não são inéditos: eles estão abertos à consulta pública desde abril de 2023, quando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra de sigilo das imagens das câmeras de segurança.
O Fato ou Fake examinou a sindicância instaurada pelo GSI, enviada na íntegra à Corte em junho de 2023 (leia detalhes ao final desta reportagem). Um dos depoentes mencionou, especificamente, a presença de membros do Exército organizando barricadas improvisadas com móveis nos acessos das escadas que ligam o terceiro e o segundo segundo piso dos lados leste e oeste do Planalto.
A estratégia do GSI foi expulsar os invasores dos andares superiores e concentrá-los no segundo andar, onde, posteriormente, foi decretada a prisão coletiva.
O protocolo de ação do Batalhão da Guarda Presidencial, incluído na sindicância, mostra que o uniforme usado pelos oficiais que aparecem no vídeo é característico da unidade.
A sindicância ouviu dez militares em posições de comando do GSI, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Distrito Federal. Todos foram questionados seles tinham presenciado ações irregulares por parte de agentes que trabalhavam na segurança do Planalto – e responderam que disseram não. Não há registro no inquérito sobre a hipótese de agentes infiltrados.
A investigação, por fim, ouviu seis oficiais de baixa patente, que serviam ao GSI. Eles foram questionados por que apareciam com uma postura "displicente" em seus postos de trabalho, enquanto os golpistas invadiam o prédio. Nenhum desses oficiais estava no ala oeste do 3º andar do Palácio do Planalto, onde se registraram as cenas do vídeo que agora viralizou.
A investigação interna resultou na abertura de procedimentos acusatórios somente contra dois militares, ambos de alta patente dentro do GSI. O primeiro é o coronel Alexandre Santos de Amorim, então chefe da Coordenadoria de Avaliação de Risco, e o outro, o major Jáder Silva dos Santos, o único representante do GSI em um grupo que monitorava a organização das ações golpistas em Brasília.
O Fato ou Fake analisou a cronologia do inquérito 4922 do STF, que investiga os executores do 8 de Janeiro. Em despacho de 20 de abril de 2024, Alexandre de Moraes exigiu que GSI divulgasse as imagens do circuito interno do Planalto. Desde então, as 500 horas de gravação estão disponíveis para consulta no próprio site do GSI.
De acordo com balanço divulgado pelo de Moraes em janeiro de 2025, o STF condenou 225 executores do 8 de Janeiro por crimes graves, como tentativa de golpe de Estado; abolição violenta do Estado democrático de Direito; associação criminosa; dano qualificado pela violência, grave ameaça com substância inflamável; e deterioração do patrimônio tombado.
Não há menção, no relatório, de agentes infiltrados na guarda presidencial cometendo tais crimes.
? O que mostram as imagens do Planalto?
A pesquisa nos arquivos públicos mostra que as imagens do vídeo viral são de uma câmera localizada no 3º andar do Planalto, na escada oeste – onde também estava localizado o relógio do século XVI.
A câmera registra a chegada do primeiro invasor àquele andar, às 15h30 de 8 de janeiro de 2023. Às 15h33, um homem, que veio a ser identificado como Antônio Cláudio Alves, derruba o relógio e o móvel que o apoia; posteriormente, às 16h12, a relíquia é novamente vandalizada por outra pessoa, que acabou não sendo identificada.
Às 16h50, os homens fardados chegam ao local. Junto deles, está uma pessoa de camisa azul, que instrui a montagem de uma barricada, movendo uma das mesas para o lance de escadas que dá acesso ao 2º andar. Por fim, às 16h56, o oficial vira uma segunda mesa e coloca sobre a primeira.
Na sequência, é possível ver os oficiais impedindo que os golpistas do segundo piso subissem para o terceiro andar, enquanto havia a ação de outros agentes para expulsar os remanescentes do quarto andar. A expulsão no Planalto concluiu-se às 17h32.
Vídeo não mostra cenas inéditas do 8 de janeiro
g1
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar