Linnpy

G
G1
5h

Edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais está com inscrições abertas para oficinas no MA

Edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais está com inscrições abertas para oficinas no MA
A primeira etapa do projeto em 2025 será realizada entre os dias 7 e 12 de julho, nas cidades de Matinha e Viana, na baixada maranhense. Ciclo de Formação para Agentes Culturais terá edições especiais em Matinha e Viana.
Jasmine Giovanini/Divulgação
O projeto Ciclo de Formação para Agentes Culturais, que ganhou nova edição em 2025, vai promover oficinas em quatro municípios maranhenses, localizados na baixada maranhense e no litoral ocidental do estado.
? Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram
Neste ano, o Ciclo ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira no mês de julho – entre os dias 7 e 12, nas cidades de Matinha e Viana, e a segunda será no mês de agosto, nos municípios de Cururupu e Bequimão.
O objetivo do projeto é promover maior autonomia na busca por recursos públicos e privados e impactar no fortalecimento da atuação de grupos e agentes culturais.
Oficinas em Matinha
Contemplando fazedores de cultura com formações presenciais e gratuitas, a edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais inicia, na próxima segunda-feira (7), no município de Matinha, a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais, das 14h às 18h.
Ao todo, serão três dias de atividades – nos dias 8 e 9 de julho, ocorre a Oficina de Portfólio Cultural, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Todas as ações em Matinha ocorrerão na Sala de Reunião da Prefeitura, localizada na rua Coronel Antônio Augusto, no Centro da cidade.
As inscrições já foram iniciadas e podem ser feitas até o dia 4 de julho – os interessados podem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8l28ZeoIIQo6EvV79gADfZu1NiQEq9aYaB5irjcCB_ovocQ/viewform.
Oficinas em Viana
A partir do dia 10 de julho, as oficinas serão realizadas na cidade de Viana, no Prime Delux, localizado no bairro Subestação, no km 37, da MA-014. Neste dia, a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais ocorre das 14h às 18h. Nos dias 11 e 12, a Oficina de Portfólio Cultural será das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de julho, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf73KF5ccUy5Nx5onIW6ICPGioS26ERqkrDrL6edmbF6VjDUA/viewform.
“As oficinas são espaços importantes para que o público interessado tanto da Baixada Maranhense quanto do Litoral Ocidental possa fortalecer sua atuação cultural com ferramentas práticas e acesso à informação”, analisa Mariana Cronemberger, idealizadora e uma das instrutoras do projeto.
Além das inscrições on-line – no total, são 25 vagas disponíveis em cada oficina –, o público interessado também pode se inscrever de forma presencial e gratuita nos seguintes endereços: em Matinha, das 8h às 12h, na Secretaria de Juventude, localizada na Av. Major Heráclito Alves da Silva, S/N, Centro); em Viana, também das 8h às 12h, na Cooperativa Folclórica e Cultural de Viana e Municípios Adjacentes (FOLCUT), localizada na Rua 7 de Setembro, nº 337, Centro).
Para Júlia Martins, também idealizadora e instrutora do projeto, a grandeza do Ciclo está no impacto da qualificação ofertada por meio de oficinas práticas voltadas à profissionalização da cultura.
“É uma iniciativa que visa ampliar o acesso de agentes culturais aos mecanismos de fomento existentes, para que possamos contribuir, de forma efetiva e direta, no crescimento da cena cultural local”, acrescenta.
A segunda etapa do Ciclo de Formação para Agentes Culturais será realizada no próximo mês de agosto, nos municípios de Cururupu e Bequimão – mais informações sobre a nova fase serão divulgadas em breve, no Instagram do Ciclo de formação para agentes culturais, no perfil @ciclodeformacaocultural.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), do Governo do Maranhão, com idealização e realização da Afrodite Produções e Orgânik Produções.
Ciclo de Formação para Agentes Culturais
Idealizado pelas produtoras culturais maranhenses Julia Martins e Mariana Cronemberger, sócias da Afrodite Produções e Orgânik Produções, respectivamente, o projeto nasceu do desejo compartilhado de transformar a realidade da participação de agentes culturais do estado em processos de captação de recursos e editais.
A partir de suas experiências com gestão cultural e atuação em bancas avaliadoras, as idealizadoras compreenderam a urgência de ampliar o acesso à informação e às ferramentas necessárias para que mais pessoas e coletivos culturais do Maranhão pudessem acessar editais e políticas públicas de fomento.
Desde sua criação, em 2021, a iniciativa já formou mais de 350 agentes culturais em mais de 15 turmas. A primeira edição aconteceu através do edital “Ocupa CCVM”, do Centro Cultural Vale Maranhão, com uma oficina de elaboração de portfólios culturais. A partir daí, o projeto seguiu de forma independente, com oficinas realizadas no Centro de São Luís, acessíveis por meio de valor social.
Em 2023, o ciclo foi contemplado pelo edital de Economia Criativa FAPEMA/Sebrae, levando oficinas a cinco bairros de São Luís. No mesmo ano, a convite do Sesc Maranhão, integrou o projeto Sesc Propulsar, com formações em Alcântara, além de realizar, também em 2023, uma oficina de portfólio cultural em Pindaré-Mirim, em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão.
Já em 2024, o projeto voltou a ser executado em parceria com o Sebrae-MA, realizando um ciclo formativo em cinco polos culturais da capital maranhense – Itaqui-Bacanga, Centro, Coroadinho, Liberdade e Cidade Operária –, promovendo a descentralização das ações e o acesso democrático à formação cultural.
O Ciclo contempla um conjunto de oficinas que abordam temáticas fundamentais para o desenvolvimento de agentes culturais: leitura e interpretação de editais culturais; elaboração de portfólios artísticos; elaboração de projetos culturais; e gestão cultural (como pensar programações inclusivas, diversas e com olhar contra-colonial).
Com uma metodologia acessível, pensada a partir das realidades dos territórios e dos agentes participantes, o Ciclo de Formação para Agentes Culturais reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento, o fortalecimento da cultura local e o estímulo à autonomia dos fazedores de cultura do Maranhão.
Serviço
O quê: edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais;
Onde: nos municípios de Matinha, Viana, Cururupu e Bequimão;
Quando: no mês de julho, com a oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais em Matinha, no dia 7 de julho, e em Viana, no dia 10 - ambas das 14h às 18h; e a Oficina de Portfólio Cultural, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos dias 8 e 9, em Matinha, e nos dias 11 e 12, em Viana;
Endereços: em Matinha, as ações serão na Sala de Reunião da Prefeitura, localizada na Rua Coronel Antônio Augusto, no Centro da cidade; e em Viana, no Prime Delux, no bairro Subestação, no km 37, da MA-014;
Inscrições em Matinha: pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8l28ZeoIIQo6EvV79gADfZu1NiQEq9aYaB5irjcCB_ovocQ/viewform ou presencialmente, das 8h às 12h, até o dia 4 de julho, na Secretaria de Juventude, na Av. Major Heráclito Alves da Silva, S/N, Centro);
Inscrições em Viana: pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf73KF5ccUy5Nx5onIW6ICPGioS26ERqkrDrL6edmbF6VjDUA/viewform ou presencialmente, das 8h às 12h, até o dia 7 de julho, na Cooperativa Folclórica e Cultural de Viana e Municípios Adjacentes (FOLCUT), na Rua 7 de Setembro, nº 337, Centro);
Mais informações: no Instagram do Ciclo de formação para agentes culturais, no perfil @ciclodeformacaocultural.
Veja também:
Repórter Mirante mostra a cultura na década de 1990 em São Luís

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar