Linnpy

G
G1
4h

Escritores amazonenses lançam livro em Manaus que une poesia, ciência e educação

Escritores amazonenses lançam livro em Manaus que une poesia, ciência e educação
Obra reúne textos científicos, poesias e ilustrações sobre plantas da Amazônia para uso em sala de aula. Celdo Braga e Geraldo Mendes durante o lançamento do livro Flora, em Manaus. Obra une poesia, ciência e ilustrações voltadas para escolas do Amazonas
Lucas Macedo, g1 AM
Com uma proposta que combina poesia, ciência e ilustrações para colorir, os escritores amazonenses Celdo Braga e Geraldo Mendes lançaram, na noite desta sexta-feira (4), o livro Flora.
Voltada para escolas do Amazonas, a obra foi apresentada na casa Som Amazônia, na Zona Centro-Sul de Manaus, e traz destaque para 21 espécies de plantas da região.
? Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Cada planta é apresentada com um texto científico, um poema e uma ilustração artística. Segundo os autores, a ideia é despertar, desde cedo, a importância da preservação da flora amazônica unindo conhecimento e sensibilidade.
“No momento em que vemos um certo distanciamento das pessoas com os valores culturais e ambientais da Amazônia, essa obra busca justamente reconectar. É uma junção entre a poesia, a arte plástica do ilustrador Diogo e o olhar científico do biólogo Geraldo Mendes”, explicou Celdo Braga.
A obra é a primeira de uma trilogia. Os próximos livros vão abordar a fauna e a cultura amazônica.
Para o biólogo e coautor Geraldo Mendes, essa união entre arte e ciência é essencial no processo educacional:
“Buscamos uma aliança profunda entre a ciência — especialmente a biologia — e a arte, representada pela poesia e pela pintura. Temos plena convicção de que essa obra é singular justamente por essa conciliação. Ela carrega emoção, sensibilidade e um valor humano muito grande. Esses elementos, somados ao conhecimento, são fundamentais para o processo educacional de crianças, jovens e adultos", disse Geraldo.
Indígena do Amazonas participa de exposição em Bienal

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar