Linnpy

G
G1
5h

100 dias de Trump: fazendeiros temem falta de mão de obra após endurecimento de políticas migratórias

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
100 dias de Trump: fazendeiros temem falta de mão de obra após endurecimento de políticas migratórias
Felippe Coaglio, correspondente da TV Globo nos EUA, visitou o estado de Iowa, um reduto tradicionalmente republicano, e conversou com fazendeiros locais. Ouça entrevista. Apesar de Iowa ser um reduto tradicionalmente republicano, muitos produtores rurais do estado demonstram hoje um sentimento de insegurança em relação ao presidente Donald Trump e o constante cenário de incerteza que ele instaura nos Estados Unidos e no mundo neste segundo mandato. Entre os principais motivos está a crise de mão de obra, algo que afeta diretamente a produção nas fazendas locais.
Grande parte da mão de obra é formada por imigrantes, muitos deles refugiados com visto de asilo político. Com o endurecimento das políticas migratórias promovidas por Trump e o cancelamento de diversos desses vistos, muitos produtores temem ficar sem trabalhadores para manter as operações.
“Muitas fazendas estão penando porque não têm gente para trabalhar”, relata Felippe Coaglio, correspondente da TV Globo nos EUA em entrevista ao podcast O Assunto desta terça-feira (29). Coaglio visitou o estado de Iowa e conversou com fazendeiros locais.
"O sentimento predominante entre os produtores com quem conversei é de insegurança. Eles evitam falar abertamente em quem votaram ou se estão arrependidos, mas o clima é de apreensão. [...] Mesmo assim, os produtores estão assustados com os rumos que as políticas dele [Trump] podem tomar", afirma Coaglio.
"Eles já esperavam alguma tensão comercial com a vitória do Trump, mas não imaginavam que a nova guerra tarifária atingiria proporções tão grandes. [...] Há um receio concreto, tanto econômico quanto humano, com os efeitos diretos das políticas do Trump", complementa.
Ouça a íntegra do episódio aqui.
O que você precisa saber:
Trump é o presidente dos EUA com pior aprovação aos 100 dias mandato em 80 anos, diz pesquisa
China volta a negar conversas com Trump e diz que EUA precisam 'parar de criar confusão'
Trump volta a falar em anexar Canadá em meio a eleições legislativas no país vizinho: 'só benefícios, sem prejuízos'
Grãos dos EUA 'são facilmente substituíveis', diz China; venda de soja do Brasil cresce em meio à guerra comercial
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Donald Trump durante discurso na Casa Branca, em 15 de abril de 2025
AP Photo/Alex Brandon
Trump, 100 dias: o antiamericanismo

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar