Linnpy

G
G1
4h

Fechamento de pista de aeroporto para realização de corrida gera polêmica em Mossoró

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
Fechamento de pista de aeroporto para realização de corrida gera polêmica em Mossoró
Evento aconteceu no feriado do Dia do Trabalhador, na última quinta-feira (1) na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Desembarque de paciente no Aeroporto de Mossoró, fechado para evento no feriado
O Aeroporto de Mossoró teve a pista fechada para pousos e decolagens na última quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, para receber uma corrida nacional promovida pelo Sesi.
Apesar de não contar com voos comerciais regulares desde a suspensão dos voos que eram realizados pela Azul, o caso gerou polêmica por causa do impacto para pousos de aeronaves particulares e causou dificuldade inclusive para um voo aeromédico realizado por um helicóptero do estado.
?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Comandante do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o coronel Eduardo Franco confirmou que o fechamento da pista dificultou a operação de transferência de um paciente de 13 anos em estado grave.
Pelo menos três planos de voo apresentados pelos profissionais foram negados, até a equipe conseguir autorização da torre em Recife para pousar a aeronave em um pátio do aeroporto. O órgão deve notificar a Anac sobre o caso na próxima semana.
"A equipe chegou a planejar um pouso no campo de futebol de um batalhão da PM, mas antes disso, conseguimos efetuar o pouso do helicóptero no aeroporto", disse.
Paciente é desembarcado de helicóptero no Aeroporto de Mossoró
Sesed/Divulgação
Ao g1, a Infraero confirmou que realizou uma parceria com o Sesi e com a Prefeitura de Mossoró para realização da corrida, porém negou impacto em voos.
"Tratou-se de uma iniciativa estratégica e inovadora para promoção e desenvolvimento do Aeroporto como centro de oportunidades de negócios comerciais", informou a administradora do terminal.
Ainda de acordo com a Infraero, eventos de corridas como o de Mossoró têm ocorrido em diversos aeroportos nas principais capitais brasileiras.
"Para garantia da segurança, e em respeito aos operadores aéreos privados que utilizam a infraestrutura do Aeroporto de Mossoró, a Infraero publicou em 26/03/2025 um Notam (Aviso aos Aeronavegantes) de fechamento do aeródromo para realização do evento no período entre 12h e 24h do dia 1º/05/2025", informou a nota.
Ainda de acordo com a Infraero, o aviso ocorreu mais de 30 dias antes do evento, conforme a regulamentação, o que permitiu que aeronautas tomassem conhecimento prévio da restrição e pudessem se planejar para operar no Aeroporto.
Segundo a empresa, não houve registro de impedimento de voo no dia 1º de maio. Na manhã do mesmo dia, houve uma decolagem e dois pousos, entre 7h e 12h.
"Inclusive, às 9h58, o Aeroporto recebeu um pedido de operação de helicóptero militar de transporte aeromédico, que foi prontamente atendido. O helicóptero pousou às 12h42, sem qualquer empecilho decorrente de restrições aeroportuárias. Uma ambulância já se encontrava dentro do aeroporto para receber o paciente. Esse helicóptero decolou as 13h03", disse a administradora do terminal.
Atualmente o Aeroporto opera apenas voos privados e militares, com média diária inferior a quatro movimentos (pouso + decolagem), no horário das 7h às 19h.
Pousos e decolagens também podem ocorrer fora do horário de funcionamento, desde que com coordenação prévia.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar