Linnpy

G
G1
3h

'Ele voltou': policiais fazem manobra de Heimlich e salvam bebê de cinco dias engasgado no Grande Recife; VÍDEO

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
'Ele voltou': policiais fazem manobra de Heimlich e salvam bebê de cinco dias engasgado no Grande Recife; VÍDEO
Equipe da polícia foi parada na rua por um homem que pedia ajuda na madrugada de sexta (16). PM que salvou criança realizou procedimento de emergência pela primeira vez. Bebê foi salvo de engasgo por Policiais Militares em Igarassu
Um bebê que estava engasgado foi socorrido por policiais na cidade de Igarassu, no Grande Recife. Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra ação dos agentes de segurança para salvar a vida da criança (veja vídeo acima).
O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (16), por volta das 3h30. Segundo a Polícia Militar, uma equipe do 26º batalhão seguia para rondas quando foi parada por um homem. Ele pediu a ajuda dos policiais para socorrer seu sobrinho, que estava engasgado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
No vídeo divulgado pela corporação é possível ver um dos agentes realizando a manobra de Heimlich no bebê -- procedimento de emergência para desobstruir a traqueia em caso de engasgo. O policial vira o recém-nascido de bruços e dá batidas em suas costas até ele voltar a respirar.
“Ele voltou, olhe aí”, diz um dos policiais no vídeo. A avó da criança, no entanto, só se tranquiliza quando volta a ouvir o choro do neto. Emocionada, ela agradece a atuação dos agentes de segurança.
Após os primeiros socorros, o bebê foi levado pelos policiais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, no bairro de Cruz de Rebouças, segundo a PM.
Em entrevista ao g1, o policial Rummeninger Dias Bezerra, que socorreu o recém nascido, disse que foi a primeira vez que ele executou a manobra de Heimlich. De acordo com ele, a família informou que o bebê tinha apenas cinco dias de vida.
"A criança estava desacordada no braço de sua avó. Comecei a fazer os primeiros socorros e, graças a Deus, a criança voltou a respirar. Também levamos ele para a UPA para confirmar se estava tudo correto, tudo certinho, se não havia mais risco de vida. Chegando lá, o médico disse que ele estava bem. Então, a missão foi concluída", disse o policial Rummeninger Dias.
Recém-nascido é socorrido por policiais militares durante engasgo
Polícia Militar/Divulgação
O que é o engasgo?
O engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o organismo tenta expulsar esse objeto que não seguiu o caminho natural da deglutição -- da boca até o estômago.
Se a comida ou o algum objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.
O que fazer em casos de engasgos com bebês?
Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continuar com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas.
Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
? O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança engasgada estiver consciente.
? Vítimas inconscientes, adultos ou crianças, precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Como salvar um bebe de engasgamento Manobra de Heimlich
Corpo de Bombeiros/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar