Linnpy

G
G1
3h

Mulher de José Mujica diz que ex-presidente do Uruguai está em estado terminal, sob cuidados paliativos

Mulher de José Mujica diz que ex-presidente do Uruguai está em estado terminal, sob cuidados paliativos
Lucía Topolansky, que também foi vice-presidente do país, foi questionada por Mujica não ter ido votar em eleições locais no domingo. 'Sair de carro era demais para ele, e a médica recomendou que ele não fosse', disse, a um jornal. José Alberto "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai
Secretaria de Comunicação do Uruguai
José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, está em estado terminal e sob cuidados paliativos, disse sua mulher, Lucía Topolansky.
"Está em seu término", afirmou a ex-primeira-dama e ex-vice-presidente, ao jornal "La Diaria". Topolansky disse também que os médicos estão "tentanto fazer com que isso aconteça da melhor forma possível", e acrescentou que "este já é um final anunciado".
A imprensa questionou Topolansky por Mujica não ter ido votar nas eleições departamentais uruguaias ocorridas no domingo (11).
"Íamos fazer um esforço para ir votar, mas sair de carro era demais para ele e a médica recomendou que ele não fosse", disse.
"Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível", disse a mulher.
Mujica, de 89 anos, já havia anunciado em janeiro que seu câncer no esôfago tinha se espalhado. Na ocasião, ele declarou que estava morrendo.
"O câncer no meu esôfago está se espalhando para o meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu o corpo não aguenta", disse.
Quando descobriu o câncer, Mujica explicou que sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, seus rins, o que gerava complicações no tratamento.
Pepe Mujica com a mulher, Lucía Topolansky, e o presidente do Chile, Gabriel Boric
Dante Fernandez / AFP
'Tranquilo e grato'
Mujica é uma das principais figuras da política uruguaia, que alcançou destaque internacional por seu estilo simples de vida.
Ele afirmou em janeiro que sai “tranquilo e grato” depois de viver uma vida “muito boa”, apesar dos anos que passou na prisão após ser capturado enquanto lutava contra a ditadura.
“A vida é uma bela aventura e um milagre. Estamos muito focados na riqueza e não na felicidade. Estamos focados apenas em fazer as coisas e, antes que você perceba, a vida já passou”, refletiu.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar