Linnpy

G
G1
3h

Sindicato dos servidores do IBGE repudia mapa-múndi invertido com Brasil no centro lançado pelo instituto: 'em vez de informar, distorce'

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Sindicato dos servidores do IBGE repudia mapa-múndi invertido com Brasil no centro lançado pelo instituto: 'em vez de informar, distorce'
Comunicado diz que mapa não teve respaldo técnico reconhecido pelas convenções cartográficas internacionais. Presidente do IBGE afirmou que mapa-múndi invertido "estimula a reflexão sobre como nos vemos nesse novo mundo". Mapa-múndi com Brasil no centro
IBGE
O sindicato dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um manifesto em que repudia o mapa-múndi invertido, com o Brasil no centro, lançado nesta quinta-feira (8) pelo instituto. O comunicado afirma que a iniciativa "em vez de informar, distorce".
"Trata-se de uma iniciativa que, em vez de informar, distorce; em vez de representar a realidade com rigor, cria uma encenação simbólica que compromete a credibilidade construída pelo IBGE ao longo de décadas de trabalho sério, imparcial e respeitado globalmente", diz o comunicado da Coordenação do Núcleo Sindical Chile - ASSIBGE/SN que representa os trabalhadores da base do Complexo Chile/Horto do IBGE.
A mensagem ainda diz que o mapa não teve respaldo técnico reconhecido pelas convenções cartográficas internacionais e que "o se vende como símbolo de autoestima nacional esconde um paradoxo desconfortável", pois o Brasil "ainda enfrenta graves mazelas sociais: desigualdade estrutural, carências educacionais, insegurança, informalidade, perda de competitividade".
"Não se combate a realidade com ilusões gráficas. Colocar o Brasil no centro do mapa não resolve nada — e pode, inclusive, enfraquecer a seriedade de um projeto nacional que justamente busca enfrentar, e não ocultar, os desafios que temos pela frente."
Lançamento polêmico
No lançamento do mapa-múndi, o IBGE disse que o mapa destaca os países que integram os Brics, o Mercosul, as nações de língua portuguesa e o bioma amazônico.
"A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como o Brics e o Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025", afirmou o presidente do instituto, Marcio Pochmann, em uma rede social.
Pochmann também declarou que o mapa-múndi invertido "estimula a reflexão sobre como nos vemos nesse novo mundo em que as transformações ocorrem mais rapidamente e exigem um protagonismo brasileiro ainda maior".
Pochmann está no centro de uma crise dentro do IBGE, órgão responsável por indicadores econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação oficial.
Em janeiro, mais de 600 servidores assinaram uma carta aberta acusando o presidente do instituto de autoritarismo. Técnicos temem a perda de credibilidade do órgão.
Na época, Pochmann afirmou que os servidores que o criticam estariam mentindo. A fala agravou ainda mais a tensão interna.
Lula defende indicação de Márcio Pochmann

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar