Linnpy

G
G1
4h

Mortes por afogamento em 2025 já são o dobro de todo o ano de 2024 no Piauí; média é de um caso a cada três dias

Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Deixe suas redes sociais por nossa conta. 10 artes para redes sociais apenas R$149,90
BID Midia Patrocinado
Mortes por afogamento em 2025 já são o dobro de todo o ano de 2024 no Piauí; média é de um caso a cada três dias
Crescimento gera preocupação e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí investe em ações de vigilância e prevenção, com reforço das equipes de mergulho e salvamento aquático, nas regiões com maior concentração de banhistas. Mortes por afogamento em 2025 já são o dobro de todo o ano de 2024 no Piauí; estado registra média de um caso a cada três dias
Divulgação/CBMEPI
O Piauí registrou 49 mortes por afogamento até a terceira semana de maio em 2025, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). Em média, uma pessoa morre afogada no estado a cada três dias. O número já superou os óbitos confirmados em todo o ano de 2024, quando foram registrados 24 casos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O número gera preocupação, pois a tendência anual, conforme o CBMEPI, é que a quantidade de casos apresente crescimento entre os meses de agosto e dezembro, período considerado o de maior procura por balneários e atividades recreativas em rios, lagos, barragens, praias ou piscinas.
Para enfrentar o problema, a instituição comunicou que intensificou ações de vigilância e prevenção, com reforço das equipes de mergulho e salvamento aquático, nas regiões com maior concentração de banhistas, como no litoral do Piauí.
As estratégias incluem tanto o monitoramento direto quanto campanhas de conscientização sobre os riscos de comportamentos imprudentes. O CBMEPI reforça o alerta à população para seguir rigorosamente as orientações das autoridades, respeitar as sinalizações e evitar banhos em áreas não autorizadas.
"Grande parte dos casos está associada ao desrespeito aos limites de segurança orientados pelos Grupamentos de Busca e Salvamento e pelos Guardas-Vidas. A imprudência dos banhistas, somada às altas temperaturas e à crescente busca por lazer em ambientes aquáticos, tem elevado o risco de acidentes fatais", avaliou a instituição.
Somente entre os dias 12 e 18 de maio deste ano, foram registrados 116 atendimentos em todo o estado. Do total, 45 foram operações de busca e salvamento.
Afogamentos no fim de semana
No sábado (17) e domingo (18), pelo menos quatro pessoas morreram vítimas de afogamento no Piauí. São elas:
Kauã Matheus Gomes de Sousa, de 15 anos, encontrado no rio Poti, Zona Leste de Teresina;
Roberto Cavalcante de Albuquerque, 48 anos, em um clube na Zona Sudeste da capital;
Pedro Henrique Cardoso, na Barragem do Bezerro, em José de Freitas;
Francinildo Muniz dos Santos, de 23 anos, no rio Parnaíba, em União.
? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar