Linnpy

G
G1
14h

Integração na Universidade: MG2 acompanha projeto que transforma vidas com fisioterapia gratuita em Uberlândia

Integração na Universidade: MG2 acompanha projeto que transforma vidas com fisioterapia gratuita em Uberlândia
A Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo (Unitri) prepara alunos do curso de Fisioterapia do 7º período para o mercado de trabalho, por meio de práticas clínicas. Agendamento de atendimentos é feito pelo telefone (34) 4009-9048. Alunos do 7º período de Fisioterapia atendem pacientes gratuitamente em clínica da Unitri
TV Integração/Reprodução
O Integração na Universidade desta terça-feira (5) mostrou a importância da fisioterapia na reabilitação de pacientes e o papel que as universidades têm nesse quesito. A Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário do Triângulo (Unitri) é uma das responsáveis por esse tipo de trabalho em Uberlândia, oferecendo atendimento fisioterapêutico gratuito para a população uberlandense.
? Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unitri, Valéria Sachi Mazagoni, os atendimentos na clínica são realizados por alunos do 7º período do curso. Só em 2024, foram pouco mais de 8 mil atendimentos no local, nas áreas de cardiologia, pneumologia, neurologia e ortopedia.
"Nós atendemos os pacientes duas vezes por semana. Esse atendimento é individualizado, ele [o paciente] é atendido por uma hora. Não tem limite de sessão, ele fica conosco até realmente estar reabilitado e já poder receber a alta fisioterapêutica", comentou Valéria.
A coordenadora também comentou que esse momento é muito importante para os alunos, preparando-os para o mercado de trabalho e assegurando um senso maior de responsabilidade social. "É um momento onde eles aplicam todo o conhecimento que eles têm através das práticas clínicas", disse Valéria.
A confeiteira Eliane Aparecida Costa é uma das pacientes da clínica junto ao filho dela, que sofreu um acidente de moto há quase 8 anos. Ela contou que, por ser a única cuidadora responsável por ele, o excesso de sobrecarga lhe causou bursite e tendinite, e ela também passou a fazer os tratamentos de fisioterapia.
"Melhorou muito, nossa! Dor nos ombros, a dor nos braços e nos pés melhorou bastante", comentou Eliane sobre os resultados dos atendimentos.
A estudante Letícia da SIlva Tavares também tem feito tratamento na clínica da Unitri. Ela se machucou em novembro do ano passado, enquanto estava no mar em uma viagem de férias. A jovem teve uma ruptura total de ligamento do joelho e também no menisco.
"A Letícia de hoje é completamente diferente da Letícia que não estava conseguindo nem andar, precisava das amigas para tomar banho, para fazer tudo. [...] Os profissionais são excelentes, salvam vidas!", comentou a estudante.
A clínica está localizada no Campus da Unitri, que fica na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 4545, Bairro Gávea. Interessados podem agendar o atendimento gratuito através do telefone (34) 4009-9048.
"Às vezes a pessoa vem desacreditada, mas você devolver a função para ela, manter aquilo que ela tem, ver o brilho no olho dela de ver voltando a conquistar tarefas fáceis como fechar um botão, conseguir comer com facilidade, é muito gratificante", comentou a estudante de Fisioterapia, Marcelli Helena Benetti Nunes.
Pacientes da clínica são atendidos duas vezes por semana
TV Integração/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Alunos do curso de Enfermagem da UFU ajudam pacientes a parar de fumar gratuitamente
Projeto da Ame com alunos do IFTM promove terapia com cavalos para crianças
MG2 apresenta projeto da UFU que ajuda mulheres a empreender através da costura
? Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar