Linnpy

G
G1
5h

Caça na Serra da Capivara: homens são flagrados com tamanduá, tatus, gambás e preás abatidos

Caça na Serra da Capivara: homens são flagrados com tamanduá, tatus, gambás e preás abatidos
Cinco homens foram flagrados com animais mortos e podem responder por crimes ambientais. Um deles foi preso em flagrante com uma espingarda. Caça na Serra da Capivara: homens são flagrados com tamanduá, tatus, gambás e preás abatidos
Divulgação/PMPI
Cinco homens foram flagrados caçando ilegalmente na madrugada da quinta-feira (3), na localidade Veneza, zona rural do município de Coronel José Dias, região que está na área de amortecimento do Parque Nacional Serra da Capivara.
Eles foram localizados em momentos diferentes com tatus, gambás e preás abatidos. Um dos homens foi preso em flagrante por estar caçando ilegalmente com uso de uma espingarda.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
?Área de amortecimento se refere a uma zona adjacente a uma unidade de conservação, onde atividades humanas são regulamentadas para reduzir impactos negativos na área protegida.
Conforme a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipa), a equipe iniciou buscas aos suspeitos após um deles surgir nas redes sociais ostentando o abate de animais silvestres e planejando novas caças. As imagens estão em posse da Polícia Militar.
Inicialmente, dois homens foram encontrados já saindo da área de mata com um tatu abatido. Com eles, os policiais encontraram dois facões, quatro lanternas, dois pares de perneiras, uma pá, um cavador e uma lima. Um deles responde a outros processos por crimes contra a fauna e possui histórico de infrações ambientais.
Ao g1, o capitão Odair, comandante da 1ª CIPA, destacou que os policiais ambientais encontraram outros vestígios de caçadores na área e, por volta das 5h, localizaram três homens na mata.
Eles estavam saindo da mata e em uma casa de apoio próxima, a polícia localizou seis tatus abatidos, quatro gambás abatidos, dois preás abatidos, um tamanduá-mirim e duas pombas abatidas. A equipe constatou ainda que um dos suspeitos encontrados posteriormente estava com uma espingarda.
Os dois homens encontrados primeiro assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO), com base na Lei Nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. Os suspeitos encontrados depois foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato. O homem encontrado com a espingarda foi preso em flagrante.
Após isso, todos os indivíduos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato, para ser confeccionado o auto de prisão em flagrante.
Os animais apreendidos foram incinerados pela equipe da 1ª Cipa.
56 casos de caça ilegal em 2024
Em 2024, o Piauí registrou 56 casos relacionadas à caça ilegal. Conforme a Comando de Policiamento Ambiental (CPA), foram apreendidos quase 700 objetos, como armas de fogo, facas, armadilhas e outros itens utilizados por caçadores. Em 2025, mais de 7 casos foram registrados até o momento.
Além dos animais silvestres, o CPA explicou que os cachorros utilizados na caça são entregues às pessoas de confiança apontadas no próprio TCO. Os cães também podem ser levados para ONGs animais.
"Esse trabalho é feito pelas Companhias tanto de São Raimundo Nonato, Uruçuí e Parnaíba e aqui na capital, por meio de parcerias com outros órgãos que são responsáveis também pela preservação do meio ambiente. Esses presos por maus tratos são conduzidos à Central de Flagrantes para fazer o TCO e os animais são conduzidos para um local especializado para serem cuidados", explicou o comandante.
Homens são flagrados caçando ilegalmente em área da Serra da Capivara
Polícia Militar
? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar