Linnpy

G
G1
5h

Desmatamento no Brasil cai em 2024, diz MapBiomas

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Desmatamento no Brasil cai em 2024, diz MapBiomas
A área destruída diminuiu pelo segundo ano seguido: queda de 32% em relação a 2023. Relatório anual da rede MapBiomas concluiu que o desmatamento caiu no Brasil, no ano passado
O relatório anual da Rede MapBiomas concluiu que o desmatamento no Brasil caiu em 2024.
A área destruída diminuiu pelo segundo ano seguido: queda de 32% em relação a 2023. A área desmatada caiu em cinco dos seis biomas brasileiros, à exceção da Mata Atlântica, com aumento de 2% - que é considerado pelo estudo como estabilidade.
Para o coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, ações integradas de fiscalização entre estados e governo federal ajudam a explicar esses resultados:
“Em 2019, quando começou o levantamento, apenas 5% da área desmatada recebia ações em relação a esse desmatamento pelos órgãos de controle. No ano passado, superou 50%. Também nós tivemos o primeiro ano em que todo o sistema bancário brasileiro tem utilizado os dados de desmatamento como condição antes de você poder oferecer o crédito, para garantir que a gente não tenha áreas com desmatamento ilegal recebendo crédito rural".
Entre os biomas, o Pantanal apresentou a maior redução proporcional. Já o Cerrado, pelo segundo ano seguido, foi o bioma mais devastado. A região conhecida como Matopiba - que reúne Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - concentrou 75% do desmatamento do Cerrado em 2024, representando mais da metade da aérea devastada no país. Apesar de ainda ser significativo, o desmatamento no Cerrado diminuiu 41% em 2024. Na Amazônia, essa diminuição foi de 17%.
Desmatamento no Brasil cai em 2024, diz MapBiomas
Jornal Nacional/ Reprodução
O Maranhão e o Pará foram os estados com maior área destruída. Mas os dois também apresentaram redução no desmatamento na comparação com 2023.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, prometeu ampliar as fiscalizações e equipar os estados para manter o desmatamento em queda:
"Os recursos do Fundo Amazônia já foram destinados para fortalecer o Corpo de Bombeiro em todos os estados da Amazônia. Nós temos plano de prevenção e controle do desmatamento para todos os biomas que já estão sendo implementados e estamos trabalhando em parceria, mas também já em articulação com alguns segmentos do setor privado".
As secretarias de Meio Ambiente dos estados do Matopiba — Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — ressaltaram que ações de combate ao desmatamento ajudaram a reduzir a área destruída.
A Secretaria de Meio Ambiente do Pará declarou que o reforço na fiscalização e iniciativas de sustentabilidade contribuíram para diminuir o desmatamento.
LEIA TAMBÉM
Desmatamento no Brasil recua, mas Cerrado concentra maior área e mais de 50% das perdas, aponta Mapbiomas
Desmatamento no Piauí avança e quatro municípios do estado lideram aumento na perda de vegetação nativa em 2024
MA lidera ranking brasileiro do desmatamento; por dia, 598 hectares de vegetação são perdidos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar