Linnpy

G
G1
12h

TV Diário exibe programas especiais em celebração aos 25 anos da emissora

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
TV Diário exibe programas especiais em celebração aos 25 anos da emissora
Programas foram roteirizados pelo chefe de reportagem da TV, William Tanida, que falou sobre como foi acompanhar todos esses anos de programação. O editor responsável da TV Diário, Dino Rodrigues, também comentou sobre a história da emissora. William Tanida roteirizou os programas e foi às ruas gravar as reportagens
Vitor Gianluca/TV Diário
? Formado por dez cidades e abrigando cerca de 1,6 milhão de habitantes, o Alto Tietê assistiu nos últimos 25 anos a sua história ser contada na TV Diário. A afiliada da Rede Globo fez aniversário na última quinta-feira (1º) e, para celebrar a data, vai exibir quatro programas especiais, a partir deste sábado (3), às 11h45.
William Tanida, que atualmente é chefe de reportagem da emissora e apresentador do Bom Dia Diário, relembrou seus tempos de repórter e foi para as ruas gravar os programas que foram pensados e roteirizados por ele.
“Quando eu cheguei aqui, foi duas semanas antes da inauguração da TV Diário. Eu trabalhava na Globo, em São Paulo, na área da engenharia. Fui até motorista, assistente de câmera, cinegrafista… Mas nunca imaginei que um dia seria repórter. Meu chefe só disse que estavam querendo falar comigo em Mogi. E eu, que cresci no Rio e conhecia pouco do estado de São Paulo, nem sabia onde ficava Mogi das Cruzes”, contou Tanida.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Ao ser convidado para visitar a futura sede da emissora, William achou que havia ido ao endereço errado. “Cheguei e era uma casa! Acostumado com a estrutura da Globo em São Paulo, fiquei procurando um prédio. Passei direto, achando que não podia ser ali. Mas era. Foi ali que tudo começou.” A TV Diário começou em uma casa na Rua Navajas, no Centro de Mogi.
Com 25 anos de história vivida dentro da emissora, ele agora lidera a produção dos quatro episódios especiais que serão exibidos em comemoração ao aniversário da emissora. “É como montar um quebra-cabeça de 10 mil peças em uma hora. É muito difícil, porque são muitos fatos marcantes, mas conseguimos reunir os principais momentos desses 25 anos.”
Cada programa vai abordar um tema específico. O primeiro, sobre a história da TV, vai relembrar desde os primeiros passos até os grandes marcos da emissora.
O segundo mostra o bastidor da notícia, com foco na tecnologia e no dia a dia do jornalismo.
O terceiro celebra os projetos e eventos marcantes, como o Festcão, o Desafio de Redação e o Natal Presente. E o último episódio será dedicado ao esporte, que tem papel fundamental na região.
A produção do especial começou há cerca de dois meses. “É o segundo que eu faço. O primeiro foi nos 20 anos da emissora. Naquela época, eram três reportagens exibidas no mesmo dia. Agora são quatro programas inteiros, com cinco anos a mais de história para contar”, explicou o jornalista.
Ele destaca que a experiência como roteirista, adquirida ainda na época da faculdade de publicidade – Tanida é formado em publicidade antes de se formar em jornalismo –, ajudou a organizar os episódios de forma clara e envolvente. “Eu sempre gostei de roteirização, especialmente em cinema. Então, essa base me ajudou a construir os programas de forma linear e acessível, mesmo quando tratamos de temas mais pesados, como a pandemia ou o ataque à escola Raul Brasil.”
Ao longo dos anos, o jornalista também viu sua relação com a região mudar completamente. “Quando cheguei aqui, não sabia nem o que era Alto Tietê. Hoje, eu tenho orgulho de dizer que sou mais mogiano do que carioca ou paulista. Casei aqui, construí minha família aqui. O Alto Tietê virou meu lar.”
Para ele, a TV Diário não apenas mostrou a região para quem mora fora, mas também ajudou a dar voz à população local.
“A TV Diário revelou a potência que é o Alto Tietê. Ajudou a atrair investimentos, cobrar as autoridades e dar espaço para as demandas da população. Isso é o papel fundamental de uma emissora regional.”
Tanida acredita que os especiais vão reforçar essa importância. “Vamos mostrar a diversidade da região. A força da agricultura, os novos empreendimentos, a cultura, o esporte. É uma celebração da nossa história e também um retrato de quem somos.”
A opinião de quem viu a TV Diário se consolidar
Dino Rodrigues atuou na consolidação da TV Diário
Vitor Gianluca/TV Diário
Dino Rodrigues chegou à TV Diário em agosto de 2001, quando a emissora ainda dava seus primeiros passos. Vindo de Presidente Prudente, onde também atuou como chefe de redação, ele trouxe a bagagem de ter participado da estruturação de uma emissora regional. “Encontrei uma TV muito nova, né? Que estava começando… não era uma novidade para mim nesse sentido, porque quando eu cheguei em Prudente também era essa experiência”, recordou.
Ao longo dos anos, Dino acompanhou — e ajudou a construir — a consolidação da única emissora aberta com sede na região do Alto Tietê. Para ele, esse crescimento se deu passo a passo, com desafios que incluíam desde a formação de fontes locais até a adaptação de profissionais vindos de fora. “Era um momento de muitos desafios em relação a você conseguir assuntos em dez cidades que não tinham essa cultura de ter um veículo que cobrisse toda a região.”
Hoje, com 25 anos de história, a TV Diário é reconhecida pela credibilidade e pela conexão com o público local. “Eu acho até difícil a gente definir [o impacto da TV]. Porque a gente vive isso no dia a dia, que é sempre muito intenso, e às vezes nem conseguimos parar para avaliar e pensar que história é essa que a gente construiu”, disse.
Ele destaca que, ao longo do tempo, a programação jornalística ganhou mais espaço, acompanhando também as mudanças tecnológicas e a cultura de consumo de informação. “A gente deixou de fazer alguns produtos que eram mais específicos, como Diário Ecologia, Diário do Campo, para tratar mais do jornalismo do dia a dia, que ficou muito mais instantâneo.”
Os programas especiais que serão exibidos ao decorrer das próximas semanas mostram as mudanças da TV Diário no decorrer dos anos, mas também destacam os bastidores da emissora, as grandes coberturas e as parcerias que sustentaram o trabalho ao longo dos anos.
“Vamos mostrar um pouco de bastidor, o que é uma rotina de redação, também vamos mostrar aquelas que foram as nossas maiores coberturas, bastante impactantes”, antecipou Dino. Segundo ele, a ideia é também dar visibilidade ao trabalho invisível que sustenta as notícias que chegam à casa dos telespectadores diariamente. “As pessoas não têm noção de como tudo acontece. Então, quando você mostra um pouquinho da estrutura e de como é o trabalho… é bem impactante perceber a reação delas.”
Para Dino, a importância da TV Diário vai além do jornalismo: é também uma ferramenta de identidade regional.
“Alguém pode pensar: ‘nossa, mas região metropolitana é tudo igual’. Não é não. Cada cidade tem a sua identidade, sua forma de viver. […] O mosaico aqui do Alto Tietê fica legal. Você tem uma variedade interessante de cultura, de forma de viver. Isso, certamente, ajuda o telespectador a se identificar com a gente.”
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar