Linnpy

G
G1
4h

Embaixador do Brasil no Vaticano vai se encontrar com papa Leão XIV nesta semana, confirma Itamaraty

Embaixador do Brasil no Vaticano vai se encontrar com papa Leão XIV nesta semana, confirma Itamaraty
Encontro está previsto para a próxima sexta-feira (16), quando o pontífice também se reunirá com representantes de outros países. O diplomata Everton Vieira Vargas, embaixador do Brasil no Vaticano
Jefferson Rudy/Agência Senado
O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (12) que o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, vai se encontrar nesta semana com o papa Leão XIV.
No encontro, previsto para a próxima sexta-feira (16), o papa também se reunirá com outros embaixadores que representam seus respectivos países.
A informação sobre a agenda com embaixadores foi divulgada pela Prefeitura da Casa Pontifícia, por meio da agência oficial de notícias do Vaticano.
Natural de Chicago, nos Estados Unidos, e com experiência no Peru, o cardeal Robert Prevost, agora papa Leão XIV, foi eleito na última quinta (8) pelo Conclave, no Vaticano. É o primeiro pontífice estadunidense da história da Igreja Católica.
Especialistas dizem que, pelo perfil do novo papa, é possível prever uma continuidade em relação ao trabalho de Francisco, mas com um estilo próprio de comandar a igreja.
Conforme a agenda de Leão XIV, divulgada pela Prefeitura da Casa Pontifícia, no próximo dia 18 será feita na Praça São Pedro a missa de início do pontificado do novo papa.
O jornal "O Globo" informou que o presidente Lula avalia enviar para a missa o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Ainda não há confirmação oficial pelo Palácio do Planalto sobre a comitiva brasileira que irá à missa, mas o próprio Alckmin já disse - ao ser questionado sobre o tema no último fim de semana - que, se o presidente Lula lhe pedir que compareça no Vaticano para representar o governo brasileiro, ele irá.
Apelo por paz
'Guerra nunca mais': papa pede paz duradoura na Ucrânia e em Gaza
Neste domingo (11), o Papa Leão XIV fez um apelo à paz duradoura na Ucrânia e ao cessar-fogo imediato e libertação dos reféns israelenses na Faixa de Gaza.
O apelo foi feito durante a oração dominical, dirigida a uma multidão de fiéis na Praça São Pedro. Ele também celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.
Nesse contexto, o Vaticano informou nesta segunda-feira (12) que Leão XIV conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Segundo o ucraniano, na conversa, ele convidou o papa a visitar o país, que está em guerra com a Rússia. O Vaticano ainda não informou se o líder religioso aceitará o convite.
Legado de Francisco
Em comunicado divulgado à imprensa na semana passada, após a eleição de Leão XIV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse desejar que o novo papa dê continuidade ao legado de Francisco.
Isso porque, afirmou Lula, Francisco teve como "principais virtudes" a busca pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e o respeito à diversidade.
"Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo", afirmou o presidente da República na ocasião.
A mesma mensagem publicada por Lula foi compartilhada pela embaixada do Brasil no Vaticano, que reproduziu uma imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado a estátua com a expressão "Habemus Papam" e o rosto de Leão XIV.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar