Linnpy

G
G1
18h

Dia D de vacinação contra a influenza será realizado, neste sábado (10), no MA; veja locais de imunização

Dia D de vacinação contra a influenza será realizado, neste sábado (10), no MA; veja locais de imunização
A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é uma estratégia que une Estado, municípios e a população no controle da gripe. Dia D de vacinação contra a influenza será realizada em todo o Maranhão.
Foto: Márcio Sampaio
Será realizado, neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a influenza em todo o Maranhão. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é uma estratégia que une Estado, municípios e a população no controle da gripe.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Em São Luís, as ações realizadas pela SES no Dia D acontecem nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais, nas salas de vacinação dos hospitais Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão, além dos shoppings da Ilha e Pátio Norte.
“A vacina salva vidas, e a vacinação contra a gripe é a melhor estratégia para garantir a proteção contra a doença. Por isso estamos descentralizando os pontos de vacinação, reforçando nossas equipes e mobilizando os municípios para, juntos, ampliarmos a cobertura vacinal dos grupos prioritários”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Na rede estadual de saúde a vacinação acontece das 8h às 17h nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais e também nos hospitais Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão.
No Shopping da Ilha, a vacinação será das 10h às 20h, no piso L1, próximo ao Supermercado Mateus, e no Shopping Pátio Norte, das 10h às 20h, no posto de vacinação instalado no piso 2, próximo a loja Americanas. Durante a ação, a SES vai reforçar também a vacinação contra a covid-19, voltada aos grupos prioritários. Na sexta (9), já tem vacinação disponível no Shopping da Ilha, das 10h às 20h.
Nas demais cidades do Maranhão, a vacinação será realizada nos postos de saúde da rede municipal.
Público-alvo
A campanha atual contra influenza prioriza crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, e o público-alvo da estratégia que é formada por  trabalhadores da saúde, professores da educação básica e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, indivíduos com doenças crônicas e condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores das forças de segurança, das Forças Armadas, do transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
Para a vacinação contra a Covid-19, os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas a partir de 60 anos, pessoas com deficiência permanente, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, indivíduos com comorbidades, moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua.
Este ano, funcionários dos Correios e cuidadores de idosos também foram incluídos na campanha para ambas as vacinas.
Vacinação nas UBS de São Luís
No  Dia D de Mobilização da Estratégia de Vacinação contra a Influenza, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís estarão abertas das 8h às 17h, além do posto de vacinação instalado no São Luís Shopping.
Ao todo, 56 salas de vacina estarão em funcionamento nas UBSs, além do ponto fixo no São Luís Shopping. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orienta que todos que se enquadram nos grupos prioritários compareçam munidos de documento oficial com foto, cartão do SUS e, se possível, caderneta de vacinação.
Um dos focos da campanha é o público infantil, especialmente crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Com o aumento dos casos de doenças respiratórias nesse período do ano, a vacina contra a Influenza torna-se uma importante medida de prevenção, reduzindo internações e complicações decorrentes da gripe.
Saiba quem mais pode se vacinar
Gestantes e puérperas
Idosos com 60 anos ou mais
Povos quilombolas
Pessoas em situação de rua
População privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas
Trabalhadores da saúde
Professores do ensino básico e superior
Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários
Trabalhadores dos Correios
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Número de casos de bronquiolite aumenta no Maranhão
Cobertura vacinal
No Maranhão, a campanha de vacinação contra a Influenza alcançou, até o momento, 7,48% de cobertura vacinal, com 177.045 doses aplicadas, de um total de 1.622.368 pessoas que compõem a população-alvo da campanha.
Entre os grupos prioritários, os idosos alcançaram 7,80% de cobertura, com 68.040 doses aplicadas. No caso das crianças, a cobertura atual é 7,48%, com 50.631 doses aplicadas, e as gestantes alcançaram 3,76% de cobertura, com 2.743 doses aplicadas. Os dados são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar