Linnpy

G
G1
5h

Em áudio, controlador de voo avisa pilotos sobre falha de comunicação que paralisou Viracopos após furto de cabos; OUÇA

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
Em áudio, controlador de voo avisa pilotos sobre falha de comunicação que paralisou Viracopos após furto de cabos; OUÇA
A pane ocorreu na sexta-feira (2) e interrompeu pousos e decolagens por 45 minutos. Áudios mostram conversas de controladores após furto de fios afetar operação em Viracopos
Um áudio obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o momento em que um controlador de voos comunica os pilotos sobre a falha no sistema de comunicação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A pane ocorreu na sexta-feira (2) após um furto de cabos, e paralisou as operações por 45 minutos.
É possível ouvir quando um piloto da Azul avisava o controle de São Paulo que começaria a descida para Viracopos, mas teve a comunicação interrompida. Logo em seguida, pilotos de outros aviões, que também precisavam ouvir o controle de São Paulo, relatam à torre de Campinas que perderam a comunicação (assista acima).
“Estamos aguardando aqui eles liberarem, porque estão todos travados”, comenta um piloto. O áudio também traz o momento em que o controlador da torre de Campinas explica para as aeronaves que estão no pátio de Viracopos o que está acontecendo. Ele também detalha que não há previsão de normalização.
? Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
CONTROLADOR DE VOO: “Nós acabamos de falar com São Paulo agora. Técnicos estão trabalhando, tentando restabelecer as frequências. É por conta de uma falha que vem do norte, eles não conseguem administrar nenhuma deck agora pra evitar conflito. Os técnicos estão trabalhando, por enquanto, sem previsão”, disse durante a comunicação.
As operações só voltaram ao normal por volta de 13h30 de sexta. Por causa do problema, sete decolagens e quatro pousos atrasaram. O especialista em segurança aérea Francisco Rezende pontua que, mesmo que o sistema tenha sido reestabelecido rapidamente, qualquer falha na comunicação é grave.
“Quem está vindo para Campinas ou saindo não pode, de jeito nenhum. As que estão no solo, tudo bem, porque não acionam, mas as outras, o que vai acontecer? Tem que alternar, tem que ir para a alternativa”.
“Por isso que o piloto sempre fica falando se tem uma previsão, porque ele tem que decidir se ele vai para a alternativa ou se ele espera para efetuar o pouso naquela localidade. O problema maior é o furto de fios. As pessoas que receptam isso não deveriam receber”, completa.
Comunicação com a torre é essencial
Torre do controle no Aeroporto de Viracopos, em Campinas
Fernando Pacífico/g1
O Aeroporto Internacional de Viracopos recebe cerca de 350 voos por dia. Todos precisam se comunicar com torre de controle, que é responsável por orientar pilotos que estão no pátio se preparando para decolar e também aqueles que estão no ar, esperando o momento certo do pouso.
Depois que o avião decola ou quando está se aproximando do aeroporto, o gerenciamento é feito pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, em São Paulo. Ele é responsável por vários aeroportos, incluindo Guarulhos, Congonha e Viracopos.
Cada aeroporto tem um sistema de transmissão. Em Campinas, ocorre por uma antena, que foi alvo de criminosos na semana passada. Francisco Rezende foi controlador de voo por mais de 30 anos e detalha que os pilotos e o controle precisam se comunicar o tempo todo.
“A gente dá instruções sobre pousos e decolagens, interceptar a reta final da pista para a aeronave pousar e a gente dá pressão barométrica, temperatura e vento, que é para a aeronave poder pousar”.
“Na decolagem, a aeronave vai seguindo procedimento padrão de saída, o controlador assume a navegação da decolagem e começa a curvar à direita, à esquerda, descer, de repente até subir, fazer a interceptação de uma reta final para que haja segurança de voo”.
Furto de cabos
Segundo a NAV Brasil, responsável pelos serviços de navegação aérea, os danos atingiram uma estação de rádios VHF localizada dentro da área do aeroporto. Com isso, o trabalho do Controle de Aproximação de São Paulo, que orienta o tráfego de aeronaves na região, foi prejudicado.
Como medida de segurança, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) determinou a interrupção momentânea das operações no terminal. A torre de controle de Viracopos, no entanto, não foi afetada diretamente e manteve a operação normal.
Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos disse que “prestou o apoio necessário e buscou acomodar e minimizar os impactos no pátio de aeronaves e no terminal de passageiros”.
Segurança reforçada
A Força Área Brasileira (FAB) afirmou, em nota na manhã de sábado (3), que a estação afetada receberá reforço na segurança, como vigilância fixa e rondas diárias, implementadas em articulação com os Grupos de Segurança e Defesa da Força Aérea Brasileira.
A FAB ainda informou que não há informações sobre a identificação ou prisão dos responsáveis pelos furtos.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar