Linnpy

G
G1
2d

Mais de 1,3 mil profissionais atuam na operação de rescaldo após chuva que superou a média histórica em Santos

Mais de 1,3 mil profissionais atuam na operação de rescaldo após chuva que superou a média histórica em Santos
Equipes realizaram operação de rescaldo após temporal em Santos, SP
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, mobilizou mais de 1,3 mil profissionais para uma operação de rescaldo após o temporal que deixou a cidade debaixo d’água. A cidade de Santos registrou o triplo de chuva esperada para o mês em 24h. As ações envolveram intervenções no trânsito, limpeza, zeladoria, monitoramento de áreas de risco, entre outros setores.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o medidor do Morro São Bento registrou 124 milímetros de chuva entre a madrugada e às 16h de quarta-feira (6). O índice supera, em menos de 24 horas, a média histórica de chuvas para todo o mês (122,4 mm).
Vídeos feitos por moradores mostram os motoristas enfrentando alagamentos em ruas da Baixada Santista. Nas imagens, ainda é possível ver sacos de lixo espalhados por ruas, já que os trabalhadores da limpeza urbana na Baixada Santista estiveram em greve.
Temporal deixa cidades debaixo d'água e provoca transtornos no litoral de SP
Entre as principais ações de rescaldo, tiveram vistorias e intervenções em pontos críticos, como áreas sujeitas a alagamentos, acúmulo de lixo e obstruções no sistema de drenagem.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Além disso, as equipes também monitoraram canais com alto volume de água e vias com histórico de acúmulo de chuva. Nos morros, equipes da Defesa Civil monitoraram áreas consideradas de risco para deslizamentos.
Trânsito
Equipes da CET-Santos foram mobilizadas para garantir a segurança viária após temporal em Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos
De acordo com o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, Antônio Carlos Gonçalves, todas as equipes foram mobilizadas para garantir a segurança viária, minimizar os transtornos e orientar a população.
“Monitoramos os pontos de alagamento, ajustamos a sinalização, desviando o tráfego quando necessário, e continuamos apoiando diretamente as equipes da Defesa Civil e demais órgãos de emergência”, disse ele, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
Ainda segundo a administração municipal, o transporte coletivo operou com rotas alternativas durante a manhã de quarta-feira, mas a operação foi normalizada durante a tarde.
Leia também:
MUITA CHUVA: Santos tem o triplo de chuva esperada para o mês em 24h; entenda
ACIDENTE: Idoso cai em canal durante temporal, se agarra em tubulação e é salvo por moradores
Equipes atuaram em áreas de alagamento em Santos, SP
Divulgação/Prefeitura de Santos
Lixo
A paralisação parcial dos trabalhadores da coleta e limpeza urbana, que atingiu seis cidades da Baixada Santista, foi encerrada na terça-feira (5). Apesar disso, Santos sofreu com os reflexos da greve durante o temporal no dia seguinte. Isso porque o lixo acumulado na cidade chegou a boiar em diversos trechos por conta de alagamentos.
Para a retirada dos resíduos acumulados, o consórcio Terra Santos, responsável pelo serviço, reforçou as equipes em mais de 40% durante a madrugada de quarta-feira.
Trabalhadores de limpeza urbana retiraram lixo em Santos após paralisação parcial
Divulgação/Prefeitura de Santos
Desassoreamento
No fim de julho, uma forte ressaca atingiu Santos e os canais foram tomados por areia. No entanto, as equipes trabalharam no desassoreamento, retirando 960 toneladas de areia até terça-feira (5) e as fortes chuvas de quarta contribuíram para a remoção de sedimentos, facilitando o escoamento e acelerando o processo de limpeza.
Prefeitura de Santos, SP, retirou 960 toneladas de areia de canal atingido por ressaca
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos e Reprodução
Nova frente fria
A previsão é de sol entre nuvens nesta quinta-feira (7), com temperaturas mínimas de 16°. No entanto, uma nova frente fria deve trazer pancadas de chuva durante a sexta-feira (8). Para sábado (9), a previsão é de chuvas durante todo o dia, com intensidade variando de fraca a moderada.
A maré deve seguir elevada, podendo ultrapassar dois metros, segundo o boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) na quarta-feira (6).
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de atenção na região da orla e alerta na região do estuário.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar