Linnpy

G
G1
4h

Polícia Civil identifica homens que deixaram idoso em calçada no Mercado Central de São Luís

Polícia Civil identifica homens que deixaram idoso em calçada no Mercado Central de São Luís
Idoso é deixado em calçada de um estabelecimento comercial em São Luís
A Polícia Civil do Maranhão já identificou os dois homens que deixaram um idoso, de 77 anos, no início da manhã dessa sexta-feira (9), no Mercado Central de São Luís. O caso foi registrado por câmeras de segurança (veja o vídeo acima).
Segundo a polícia, o idoso, identificado como Romão Duarte Brito, de 77 anos, havia passado por uma cirurgia recentemente e estava muito debilitado. Mesmo assim, após ser deixado na calçada de um estabelecimento comercial, pedia dinheiro para pessoas que passavam pelo local, falando frases sem sentido. A Delegacia do Idoso está investigando o caso.
"Os levantamentos já se encontram em estágio bastante avançado, inclusive com identificação de suspeitos, que não poderemos declinar neste momento, para não atrapalhar as investigações", informou o delegado Wallace Pereira, superintendente de Polícia Civil da Capital.
?Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
O idoso foi deixado no local por volta das 6h18. As imagens de câmera de segurança registraram quando uma caminhonete para no local e o motorista e um passageiro, que estava na carroceria, descem do veículo.
Em seguida, o passageiro vai até o banco da frente do carro, pega o idoso no colo e o deixa na calçada. Logo depois, os dois homens vão embora no veículo. Outra câmera registrou uma idosa sendo transportada na carroceria do veículo pelos mesmos homens.
Idoso é deixado em calçada de estabelecimento comercial no Mercado Central de São Luís
Reprodução/Redes sociais
Moradores e comerciantes da região contam que não é a primeira vez que situações de abandono de pessoas vulneráveis acontecem na área. A preocupação de quem trabalha e mora no local é que isso se torne cada vez mais frequente. Para a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, esses casos envolvem possíveis crimes de omissão de socorro e abandono de incapaz.
"As pessoas imaginam que o abandono pode se dar apenas por entes familiares, mas não. Aquelas pessoas que têm aquela responsabilidade, mesmo que momentânea, pela pessoa idosa, eles também podem cometer o crime de abandono por omissão de socorro", destaca Edwiges Bertrand, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) informou que o coordenador do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) foi até o local e fez o devido atendimento ao idoso, que foi encaminhado para o Centro de Atenção Integral ao Idoso (CAISI), que é uma das Unidades de Acolhimento Institucional da Semcas.
Leia, abaixo, a nota na íntegra
A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) informa, que logo que tomou conhecimento do caso do idoso em situação de abandono, o Coordenador do Centro de Referência para População em Situação de Rua -Centro Pop foi até o local (Mercado Central), fez o devido atendimento e o encaminhou para uma das suas Unidades de Acolhimento Institucional.
De janeiro de 2024 a maio de 2025, quase duas mil denúncias de violência contra idosos foram registradas na Promotoria do Idoso na Grande São Luís.
Polícia Civil identifica homens que deixaram idoso no Mercado Central de SL
Leia também:
Idosa de 81 anos morre após ser abandonada pela família no Maranhão
Idosas são encontradas em situação de abandono no Maranhão
Após ser abandonada, idosa de 81 anos é achada sozinha e doente no Maranhão
Denúncias de abandono de idosos crescem 855% em 2023, aponta Ministério dos Direitos Humanos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar