Linnpy

G
G1
2h

Instituto de ensino de Patos de Minas está entre os 100 melhores do país

Instituto de ensino de Patos de Minas está entre os 100 melhores do país
Estudantes do Projeto de Ensino IFacilita Redação Nota Mil
Reprodução/Andréa Cristina de Paula
O campus Patos de Minas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) ficou entre as 100 melhores instituições públicas de turmas concluintes do ensino médio do Brasil, segundo dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com média de 638,62 pontos, a instituição ficou na 73ª colocação no ranking geral.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, o resultado coloca o campus patense no grupo de elite das 0,4% melhores instituições públicas entre as 18.410 avaliadas. O IFTM Patos de Minas é o único da região entre as 100 primeiras.
“É um orgulho muito grande, porque nós estamos entre as 100 melhores instituições públicas de todo o Brasil. E, curiosamente, é a única escola da região, inclusive de Patos de Minas, que se encontra entre as 100 primeiras. Isso nos deixa bastante cientes da responsabilidade que aumenta ainda mais”, afirmou Belchior Antônio da Silva, diretor-geral do campus.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Confira as demais posições alcançadas pelos campi do IFTM:
Patrocínio: 116º lugar — 625,71 pontos
Uberlândia Centro: 150º — 619,86 pontos
Uberaba Parque Tecnológico: 243º — 606,47 pontos
Uberlândia: 366º — 592,67 pontos
Ituiutaba: 375º — 591,90 pontos
Uberaba: 633º — 577,31 pontos
Paracatu: 834º — 569,69 pontos
O Campus Avançado Campina Verde ainda não foi incluído no levantamento, pois os alunos do curso técnico integrado ao ensino médio só estarão aptos a participar do Enem a partir de 2025.
Campus do IFTM em Uberlândia
IFTM Uberlândia/Divulgação
Projetos e metodologia como pilares do sucesso
De acordo com a direção do campus, o resultado reflete a proposta que alia formação técnica de qualidade com uma preparação acadêmica sólida. Projetos de ensino específicos para áreas de maior peso no Enem, como matemática e redação, têm papel fundamental.
Entre os projetos está o "Matematicando", coordenado pela professora Michelle Almeida e voltado para alunos do terceiro ano.
“É um projeto quinzenal, que revisa todo o conteúdo do ensino médio com resolução de questões. Foco no raciocínio lógico, que prepara não apenas para o Enem, mas para a vida”, disse.
Na área de Linguagens, a professora Andréa Cristina de Paula destaca o projeto “IFacilita Redação Nota Mil”, que complementa a disciplina de redação exclusiva para alunos do terceiro ano.
“O bom desempenho dos estudantes na redação não surpreende, tendo em vista os feedbacks que recebi dos alunos egressos, muitos dos quais alcançaram notas acima de 900 pontos”.
Além da preparação para o Enem, os estudantes são incentivados a participar de projetos de pesquisa e extensão. O aluno Daniel Guerra Nazar, do curso Técnico em Eletrotécnica, integra uma equipe que desenvolve a plantadora de cana-de-açúcar Canamax.
“Essa oportunidade agrega muito ao nosso currículo e nos capacita para o mercado de trabalho”, afirmou.
Maria Eduarda Silva Amorim, aluna do curso Técnico em Agroecologia, resume o sentimento de pertencimento à instituição.
“É um orgulho ser aluna do IF. Quando a gente vê os resultados, entende que existe um retorno da instituição para os estudantes. Dá vontade de olhar para o passado e dizer: ‘Eu vim do IF’”.
LEIA TAMBÉM:
Estudo cria método que ajuda a prever retorno da hanseníase
Estudante descobre novo asteroide e é reconhecida pela Nasa
IFTM transforma bebidas alcóolicas em aromatizantes para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade
Integração na Universidade: projeto transforma mercadorias apreendidas em renda
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar